Viajar sozinho está se tornando uma tendência. Afinal, ter a chance de apreciar a beleza do mundo no seu próprio ritmo, e não necessariamente na companhia de alguém, é algo que mais e mais pessoas querem experienciar.
Se você está planejando viajar sozinho pela primeira vez, mas está cheio de dúvidas a respeito, reunimos neste post, dicas importantes a serem consideradas, antes de botar o pé na estrada. Confira.
Dicas para viajar sozinho pela primeira vez
1. Defina o orçamento
O orçamento é definitivamente um ponto delicado para aqueles que optam por viajar solo. Inclusive, um dos principais custos de qualquer viagem é o alojamento e, como sabemos, os quartos individuais custam sempre mais do que os duplos. Até alugar um carro, por exemplo, pode ser mais dispendioso.
Logo, é fundamental definir um orçamento máximo, ao menos para os itens mais importantes (transporte, hospedagem, eventuais passeios, alimentação). Tendo em mente o quanto você poderá gastar, será mais fácil escolher o destino certo.
2. O destino
Para escolher o destino certo, questione-se sobre o tipo de experiência que está procurando e qual é o objetivo da viagem. Mergulhe em sua memória e junte as peças para entender os seus interesses e necessidades.
Na verdade, o seu destino não deve apenas respeitar o orçamento que estabelecer, mas também as normas de segurança para viajantes individuais.
Tudo dependerá da sua percepção (quão corajoso e experiente você se sente como viajante) e também de dados mais objetivos e estatísticos. Se não tem muita experiência na estrada, o recomendado são os locais mais tranquilos e seguros.
3. Hospedagem
Sobre a hospedagem há alguns pontos a se considerar:
- a localização: se escolher um alojamento que tenha uma posição “central”, se sentirá mais seguro, pois tem a certeza de estar rodeado de pessoas e de poder regressar à hospedagem tranquilamente. Além da segurança, é claro, existe a conveniência de estar bem localizado, e provavelmente, ser bem servido por transportes, o que permitirá se deslocar com facilidade e chegar a todos os lugares de interesse sem problemas;
- o orçamento: os quartos individuais em hotéis e pousadas costumam ser mais caros que os duplos, no entanto, se estes extrapolarem o seu orçamento, uma boa alternativa é buscar por albergues ou hostels – uma opção bastante comum e barata.
4. Estude o local
Depois de reservar a acomodação e a passagem aérea (ou qualquer meio de transporte que você queira usar), o próximo passo é estudar. Afinal, é preciso conhecer bem o destino e estar preparado para qualquer imprevisto.
Analise o planejamento urbano, costumes e tradições, até um pouco de história e geografia: você saberá como se locomover, o que esperar e como se comportar sem ser desrespeitoso ou incompreendido.
5. Informe os entes queridos sobre os seus movimentos
Uma boa ideia é comunicar com os parentes ou amigos com frequência o seu trajeto. Informar o nome do local hospedado, explicar os detalhes as rotas que irá fazer, e deixar números de telefone, se possível. E, absolutamente, evite fornecer detalhes a qualquer pessoa desconhecida e informar sobre estar viajando sozinho.
6. Não exagere no álcool
Outra dica importante é prestar atenção quanto às bebidas alcoólicas e substâncias que podem fazer com que você perca o controle. Cuidado para não deixar sua bebida sem vigilância e não aceite bebidas de terceiros.
Considerações finais
Inseguranças e medos podem surgir em marinheiros de primeira viagem, mas foque nas vantagens que esse tipo de viagem tem: você pode fazer exatamente o que quiser!
Você decide os horários, as atrações para ver, os lugares para comer, as atividades para fazer e a maneira de passar o tempo.
É um excelente momento para conhecer a si mesmo. Seguindo, apenas as regras impostas pelo seu ritmo e pelo que gosta de fazer. Assim, irá voltar para casa depois desta experiência mais relaxado e 100% satisfeito. Aproveite e saboreie a beleza envolvente de se sentir livre e na mais pura liberdade.