Início » Rock in Rio: Venha para o maior festival de música do mundo!

Rock in Rio: Venha para o maior festival de música do mundo!

Histórias e curiosidades desse megaevento carioca

por Bruno Mendes
0 comentário

Antes de 1985 era impensável imaginar um festival de música com as maiores atrações internacionais em solo brasileiro. E aí o Rock in Rio aconteceu! Com isso, qualquer pessimismo ou síndrome de vira lata caíram por terra. Sim, o Brasil tinha plenas capacidades logísticas e operacionais de realizar um festival de grande porte, com artistas como Queen, Iron Maiden, AC/DC, Rod Stewart e os nacionais Barão Vermelho, Lulu Santos e Rita Lee.

Assim, neste post, apresentamos um pouco da história do Rock Rio e curiosidades dessa festa já incorporada ao cronograma turístico do Rio de Janeiro.

História do evento

Criado pelo empresário Roberto Medina, que trouxe Frank Sinatra para o Brasil em 1980, o Rock in Rio quase não existiu. Isso porque Medina pensou, primeiramente, em sair do Brasil, que lidava com complexos problemas políticos antes da redemocratização. Contudo, o empresário foi convencido a ficar no país pela esposa e teve a ousada ideia de criar um megafestival.

Rock in Rio Cidade do Rock 1985

Cidade do Rock 1985 (Imagem: Wikimedia Commons Sérgio Valle Duarte)

É claro que a tarefa não foi nada simples. Como artistas internacionais tomaram calotes em shows por aqui, o Brasil não tinha boa imagem e ninguém queria formalizar parceria para empreitadas grandiosas. Mas com insistência e habilidade, Roberto Medina marcou um coquetel com a imprensa musical em Los Angeles e convenceu os presentes de que o Brasil iria promover um grande festival de música.

Rock in Rio 1985 Queen

Freddy Mercury comanda o show do Queen em 1985: um dos maiores da história do Rock in Rio (Imagem: Facebook I Wanna Hard Rock)

Com isso, as coisas começavam a andar! De volta ao Brasil, o empresário conseguiu fechar o patrocínio com a cervejaria Brahma e local do evento já estava escolhido: um terreno em Jacarepaguá, ao lado do Riocentro. Assim, mesmo com obstáculos políticos e financeiros pela frente, a primeira Cidade do Rock foi construída .

No dia 11 de janeiro de 1985 rolaram os primeiros solos de guitarra do maior festival de Rock no mundo. O resto é história!

Do Brasil para o mundo

Em 1991 o Rock in Rio II foi realizado no Maracanã e em 2001 o Rock in Rio III aconteceu no mesmo local da primeira edição, com capacidade para 250 mil pessoas.  A quarta edição do festival rolou em 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock. A partir deste ano, o cronograma também foi definido e os shows passaram a acontecer a cada dois anos. Além do Brasil, posteriormente, o megaevento também já foi realizado em Las Vegas, Lisboa e Madrid.

Rock in Rio 2022

Show do Coldplay no Palco Mundo em 2022 (Imagem: Instagram @rockinrio)

Curiosidades

Com tantas estrelas do Rock e do Pop, é fácil entender que histórias e fatos curiosos envolvem o Rock in Rio, não é mesmo? Sendo assim, destacamos cinco curiosidades. Veja só!

  1. O nome “metaleiro” foi usado pela primeira vez na edição de 1985, quando a jornalista Leilane Neubarth nomeou assim aos fãs de heavy metal.
  2. O Rock in Rio III teve a maior média de público da história do evento: 176.430 pessoas por dia. Loucura!
  3. Na edição de 1985, o McDonalds vendeu 58 mil hamburgueres em um só dia. O fato entrou no Guinness Book!
  4. A partir da quarta edição, o Rock in Rio ganhou um parque de diversões com roda gigante, tirolesa e montanha russa. Sem dúvidas, mais diversão no festival!
  5. O artista mais jovem a agitar o público foi o cantor Aaron Carter. Ele só tinha 13 anos quando comandou o show no Palco Mundo em 2001.

O Rock in Rio e a Barra da Tijuca

Entre longos hiatos e regularidade temporal, inegavelmente, o Rock in Rio se estabeleceu como marca e é um dos maiores atrativos turísticos do Rio de Janeiro. Assim, fãs de célebres artistas viajam para a cidade com o propósito de curtir os shows e se divertir na Cidade do Rock, um espaço que hoje também abriga lojas, praça de alimentação e, claro, o parque de diversões.

Como chegar na Barra da Tijuca Terminal Alvorada

O BRT é o principal meio de transporte para chegar a Cidade do Rock (Imagem: Flickr Arthur Moura)

Assim, ainda que o clima do megafestival permeie toda a cidade, com toda a certeza, é a região da Barra da Tijuca que mais ferve nos dias de festa. Aliás, graças ao sistema de transporte BRT, é fácil chegar à Cidade do Rock, mesmo com intenso movimento.

Além disso, a Barra da Tijuca conta com excelentes hotéis, pousadas e hostels, o que torna ainda mais agradável a experiência dos visitantes e turistas que aproveitam o festival para conhecer o Rio.

Dessa forma, o Rock in Rio é a cara da Barra e você merece vivenciar esse espetáculo. Portanto, fique de olho na programação do evento e compre seus ingressos, você não vai se arrepender!

Fonte (Imagem de Capa): Instagram @rockinrio.

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário