O Riocentro é um dos maiores centros de convenções da América Latina e abriga importantes eventos da capital fluminense. Lá acontecem feiras literárias, feiras tecnológicas, lançamento de produtos, palestras, shows musicais, formaturas, festas de fim de ano de empresas e muito mais.
É claro que um estabelecimento dessa grandeza está situado na região da Barra da Tijuca, bairro, aliás, que também reúne as principais casas de show do Rio. Em razão da infraestrutura urbana primorosa, da generosa oferta de hospedagens, a Barra e a região de Jacarepaguá oferecem plenas condições de comportar esse espaço de dimensões e qualidade internacional.
Para você conhecer em detalhes o Riocentro e até fazer surgir a motivação de conhecer o centro de eventos, o Na Barra da Tijuca, traz um post com informações completas. Sendo assim, siga a leitura e veja como vale a pena prestigiar mais esse atrativo da Zona Oeste carioca que em 2002 foi eleito o melhor centro de convenções do Brasil e da América Latina.
A História
Aberto em 1977, o Riocentro foi construído para a realização de megaeventos. Embora tenha deixado de ser capital do Brasil 17 anos antes, o Rio de Janeiro ainda esbanjava protagonismo entre as capitais. Assim, era primordial que se erguesse um centro de convenções com capacidade para receber cerimônias nacionais e internacionais de grande porte.
Administrado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, o local foi privatizado pela empresa GL Eventos, da França, em 1992. A concessão dada ao Riocentro foi de 50 anos, que ao longo das décadas seguintes passou por modernizações.
Veja abaixo exemplos de acontecimentos marcantes do Riocentro em sua história:
Eventos importantes do Riocentro
Quem vai à Barra sabe que não faltam atrações de janeiro a dezembro. E o Riocentro é destaque ao ter em seu currículo a Bienal Internacional do Livro, o Anime Friends, os principais campeonatos gamers do país, congressos empresariais, formaturas de renomadas instituições de ensino da cidade, além de festas com artistas reverenciados no Brasil e no mundo, como: Ivete Sangalo, Jorge e Matheus e os DJs Martin Garrix, David Guetta, Alok e Fat Boy Slim.
No espaço ainda aconteceu a Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO -92) e competições dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, em modalidades como: boxe, tênis de mesa, badminton e levamento de peso.
Estrutura do Riocentro
Não há dúvidas de que o Riocentro é estruturado para acolher qualquer tipo de cerimônia ou festividade. São mais de 500 mil metros quadrados, dentre os quais, 98 mil metros quadrados de área construída, onde estão: 1 heliponto, 1 anfiteatro, 1 pavilhão de artes e outros 3 de exposições, 1 centro de convenções e 1 hotel 5 estrelas com mais de 300 apartamentos e 6 salas para reuniões, palestras e seminários.
Vale pontuar que o Riocentro também oferece amplo estacionamento e primoroso serviço de catering, ou seja, o fornecimento de refeições coletivas em diversificadas ocasiões. Dessa forma, o centro de convenções conta com parceria de respaldados restaurantes, lanchonetes e franquias para disponibilizar cardápio variado para o coffee break, almoços, buffets nas salas vip, praça de alimentação e atendimento ao expositor.
Conclusão, o Riocentro atende ao público no quesito comodidade não apenas pelos grandes espaços disponíveis, mas por serviços de alto nível, os quais tornam os ambientes convidativos em qualquer situação.
Quer ficar por dentro dos locais em que rolam os eventos? Os tópicos seguintes trazem explicações completas:
Centro de Convenções
O Centro de Convenções do Riocentro possui dois andares. O primeiro é equipado com sala vip com banheiro, copa e a sala principal comporta 4 mil pessoas sentadas. Com escadas rolantes e elevador social e de carga, o local ainda tem cozinha industrial para que todos sejam atendidos de modo diferenciado.
No segundo andar os frequentadores contam com 20 salas que podem receber de 100 a 720 pessoas, mezanino de quase 2 mil metros quadrados, hall e copa.
Anfiteatro
Espaço concorrido no atrativo, o anfiteatro possui capacidade total para 12 mil pessoas e o seu auditório recebe até 8 mil frequentadores confortavelmente. A arquibancada tem 3.648 cadeiras e como suporte, o equipamento do Riocentro dispõe de 3 entradas para carga e descarga e posto médico.
Pavilhão das Artes
O Pavilhão das Artes é um verdadeiro templo para os amantes das artes que decidirem visitar o centro de eventos. Obras de artistas como Marcelo Ment, Kobra, Rafa Mon, Linda Valente, Mário Bands e ACME estão alocadas em quase 7 mil metros quadrados.
Pavilhão 2
Equipado com dois mezaninos que atendem aos visitantes com ar condicionado, copa e toaletes, o Pavilhão 2 do Riocentro tem capacidade para 7.500 pessoas. Foi inclusive nesse espaço que aconteceram as competições de halterofilismo Olímpico e Paralímpico nos jogos do Rio 2016.
Pavilhão 3
Quatro mezaninos com toaletes privados, sistema de climatização moderno e área para 9.000 visitantes. O Pavilhão 3 é mais uma construção que em diferentes períodos do ano são instaladas stands para exposições. Lá também foram realizadas provas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de diversos esportes indoor.
Pavilhão 4
Maior do Riocentro, o Pavilhão 4 acolhe 16.750 pessoas e tem quatro mezaninos com copa, ar condicionado e toaletes. A estrutura é tão grande que pode atender até 17 caminhões simultaneamente no cais de carga e descarga.
Como chegar ao Riocentro
De qualquer ponto do Rio de Janeiro é moleza chegar ao Riocentro, pois o centro de convenções fica na Avenida Senador Allende, uma das mais importantes da região de Jacarepaguá e Barra. Assim, saindo do Centro, Zona Sul, da Zona Norte ou outros bairros da Zona Oeste, a conexão das vias é feita sem empecilhos no deslocamento de carro. Certo que é uma boa ligar o Waze ou o Google Maps. Mas há muitas placas indicativas que facilitam o trajeto.
Para quem chega de transporte público também não há dificuldade, porque o Riocentro está situado em frente a duas estações de BRT.
Prestigie o Centro de Convenções
Certamente você ama as praias da Barra da Tijuca e hora ou outra arruma um tempinho para sair para comer no bairro e até mesmo confraternizar com a turma num happy hour, certo? Pois bem, é nessa mesma Barra que você encontra os melhores espetáculos do Rio. E o Riocentro presenteia o público com uma programação de eventos eclética e movimentada.
Para ficar a poucos passos das atrações, leia o nosso post com duas hospedagens perto do Riocentro que atendem ao público com ótimos serviços.
Nada de ficar em casa, hein! Você precisa acompanhar de perto o que acontece no Riocentro!