O Recreio dos Bandeirantes é o bairro que mais tem crescido no Rio de Janeiro nos últimos anos, o bairro, que tem ocupado lugar de foco nas opções de moradia para classe média e média alta, também tem muita história e curiosidades sobre sua formação.
O bairro é um grande atrativo para jovens, com muitas opções de lazer, cultura e esporte. E é isso que você vai conferir nesse post, entenda porque o Recreio dos Bandeirantes é tão famoso.
Qual a história do bairro Recreio dos Bandeirantes?
A história desse bairro começou em 1920, quando o americano Joseph Wesley Finch comprou uma gleba do Banco de Crédito Móvel e começou a lotear as terras, com o objetivo de lucrar com a venda de terrenos. E isso realmente aconteceu, Joseph conseguiu vender várias dessas áreas para muitos paulistas que desejavam um terreno à beira-mar, e que construíram grandes casas de temporada na região.
E a história fica ainda mais interessante. Como o local era de difícil acesso Joseph precisou oferecer algo que fosse atrativo para fechar suas vendas. Então, para atrair esses clientes, ele organizou uma excursão por esse percurso, oferecendo uma feijoada à beira-mar.
A história da urbanização do Recreio
A história do Recreio dos Bandeirantes, no que se refere à urbanização, é bem complexa. A formação do Recreio tem como data 11 de fevereiro de 1953. Joseph adquiriu esses terrenos a partir de uma decisão governamental, então, a história do Recreio dos Bandeirantes começa muito antes.
O Recreio surgiu através do lançamento de um projeto que recebeu o nome de Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes, que previa uma integração da região nas esferas ambiental e comunitária. Afinal, a região é rodeada de várias praças e parques de floresta nativa. Então, já se buscava essa integração pensando na valorização da região.
Quando começou o século XXI, essa região, juntamente com outros bairros da Zona Oeste, foi uma das que mais tiveram crescimento em relação à população.
Porque o nome Recreio dos Bandeirantes?
O nome surge a partir dos bandeirantes, que desbravaram a região e utilizavam essas praias como local de descanso, e, a partir disso, surge o nome: Recreio dos Bandeirantes. Mas, não existe apenas uma teoria em relação ao nome do bairro.
Há controvérsia em relação à origem do seu nome. Isso porque, há quem diga que esse bairro carrega esse nome pois faz alusão aos paulistas que compraram terrenos e construíram casas de veraneio na região a partir de sua fundação.
Quais praias fazem parte do Recreio dos Bandeirantes?
Que o Recreio é composto por praias lindas com belezas paradisíacas, você já deve saber. Mas quais são especificamente as praias que compõem o litoral do Recreio dos Bandeirantes?
A região é formada por 5 praias: Secreto, Recreio, Pontal, Macumba e Prainha. As praias além de ser lindas, são as mais limpas e reservadas da região.
Praia do Secreto:
É a praia perfeita para a prática do surf, uma região famosa pelo bodyboard. É uma piscina natural com uma beleza inenarrável, é conhecida por ter um mar calmo de maré baixa. Tendo, portanto, as condições ideais de maré para a prática desse esporte. A única forma de chegar lá é através de uma trilha. Saindo da praia da Macumba você pode acessar a praia do Secreto através de duas possibilidades: pela orla, ou então pela estrada.
Praia do Recreio:
Essa praia possui ondas incrivelmente fortes e a água muito limpa, sendo, portanto, a praia mais agitada da região do Recreio. Por isso, a praia sempre tem presença de muitos surfistas, e também é um local onde ocorrem muitos campeonatos. Então já deu pra perceber que é uma praia de grande movimentação?
Praia do Pontal:
Essa praia é considerada a segunda maior praia da região e a mais importante. Ela é uma praia famosa por não ter separação entre o calçadão e os prédios. Essa praia é tão famosa que, inclusive, é citada na música “Do leme ao pontal” de Tim Maia.
Praia da Macumba:
Essa praia também é uma das mais belas e mais procuradas praias do Rio de Janeiro, mais especificamente da região do Recreio dos Bandeirantes. É muito conhecida por suas águas cristalinas, e há quem a confunda com a praia do Pontal, apesar de serem praias diferentes, com delimitações diferentes.
Prainha:
Essa é outra praia muito procurada para a prática de esportes, como: surf, longboard, bodyboard e bodysurf. O Parque Natural Municipal de Prainha é uma das atrações que os turistas amam. Fica bem em frente a praia, e é uma ótima pedida para os surfistas, por conter banheiros, bebedouros e chuveiros. A partir do Parque também é possível acessar a trilha para o Mirante de Caeté.
Quais atividades escolher no Recreio dos Bandeirantes?
Agora que você já sabe que este bairro conta com as praias mais bonitas e reservadas da região, fica difícil não querer visitar, não é? Mas além das praias, que já são uma bela atração, existem muitas outras atividades que podem ser experienciadas no Recreio.
Afinal, nem só de praia a gente vive! E os benefícios não param por aí. A região é muito completa e tem uma ótima estrutura, não deixando a desejar em nenhum setor.
Esportes
Quem mora, ou está hospedado no bairro, pode praticar uma gama de esportes ao ar livre. Se você ama esportes, é impossível ficar entediado e sofrer com falta de opções na região.
Na região da praia é possível praticar vários esportes aquáticos já citados acima, como: surf, longboard, bodysurf, entre outros. Mas o que o Recreio dos Bandeirantes tem a oferecer quando o assunto é esporte, vai muito além disso.
As ciclovias são bem desenvolvidas e há muitos ciclistas na região, então essa pode ser uma opção. Nas ciclovias você pode verificar a prática de patins, de skate e ciclismo. Então tem esporte para todos os gostos.
Além disso, caminhar ao ar livre na beira praia pode ser uma ótima atividade para começar o dia. Além disso, se você é fã de ginástica, você encontra vários aparelhos na região da orla, que podem ser usados pelo público.
Lazer
Além das possibilidades de práticas de esporte, o lazer e a cultura não ficam de fora do Recreio dos Bandeirantes. Primeiramente, você pode visitar os dois grandes shoppings da região. Onde, além de várias opções de restaurante no shopping, você pode assistir algum filme no cinema ou visitar as lojas, supermercados, farmácias e bancos ali distribuídos.
Além disso, para quem ama um passeio no parque, pode se beneficiar com as opções disponíveis no Recreio dos Bandeirantes, como: Parque Marapendi, Parque Municipal da Prainha e o Parque Chico Mendes, todos no Recreio.
E se você é fã de arte, ainda pode visitar o Museu Casa do Pontal, local que contém a maior coleção de arte popular do país. Então, é impossível passar por ali e não visitá-lo.
Alimentação
Quanto à alimentação, no Recreio dos Bandeirantes o que não falta são opções incríveis para curtir a região por completo. Tem restaurantes, barzinhos e lanchonetes para todos os gostos e estilos.
Se você gosta de barzinhos com comida de boteco de qualidade, com certeza vai gostar da região. São opções excelentes com um custo benefício bacana. Você também encontra ótimas opções de lanches com hambúrguer artesanal, comida japonesa, feijoadas e massas incríveis.
Sem contar que, para quem ama um bom drink, vários lugares oferecem opções diferenciadas e refrescantes para tornar esse período no Recreio ainda melhor. A parte da sobremesa também não deixa a desejar. Você vai encontrar opções de sorvetes, padarias e docerias incríveis pela região, e vale a pena conhecer várias.
Além disso, você também encontra opções de alimentação no shopping, com restaurantes e praças de alimentação. O que, por vezes, é a opção perfeita para sair em grupo, onde cada um escolhe seu preferido.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a região, já percebeu que compensa muito pensar em ficar na região. Uma ótima estrutura, restaurantes e estabelecimentos selecionados. Excelentes opções para a prática de esportes e as praias mais bonitas e reservadas da região. Em poucas palavras, assim pode ser resumido o Recreio dos Bandeirantes.