As praias da Barra da Tijuca são, com toda a certeza, um dos pontos mais fortes de toda a região. Extensas (como, por exemplo, a praia da Barra propriamente dita, que tem incríveis 14.4 km), bem cuidadas, com águas límpidas e com areia branca.
Aliás, as praias dessa área da zona oeste do Rio de Janeiro se destacam por guardar consigo uma beleza rústica típica de áreas preservadas na condição original. O que, de fato, é muito difícil de encontrar nos dias atuais, em qualquer lugar do Brasil e, talvez, provavelmente, até do mundo.
Ao mesmo tempo, investimentos imobiliários e governamentais promoveram a região praieira uma forte infraestrutura, capaz de prover ao visitante o conforto de uma excelente estadia. Mesmo que em apenas um dia na praia.
Então, seja você um carioca raiz ou um turista entusiasmado, visitar as praias da Barra da Tijuca é obrigatório no roteiro de viagem. E, por isso, fizemos um guia completo com todas as praias da região. Bem como listamos as informações mais importantes para você aproveitar ao máximo o passeio. Confira só!
Leia também: Passeios gratuitos na Barra da Tijuca – Parte 1
Região administrativa da Barra da Tijuca
Antes de mais nada, é importante compreender ao que nos referimos quando dizemos “Barra da Tijuca”. Porque há uma certa confusão entre bairro e região, principalmente, no que tange ao Recreio dos Bandeirantes.
Então, vamos lá: de acordo com a Prefeitura do Rio, existe o bairro da Barra da Tijuca. Mas existe, igualmente, a região administrativa da Barra da Tijuca, que compreende uma área bem mais abrangente, com os bairros de: Barra da Tijuca, Camorim, Grumari, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena.
Então, a nível das praias da Barra da Tijuca, nós vamos elencar as praias da região administrativa, ok? Segue a fila!
Praia da Barra da Tijuca
Como o próprio nome já diz, a praia da Barra da Tijuca é a principal da região. Maior praia, tanto em extensão, com quase 15 km, como em infraestrutura, é muito badalada por artistas e figuras públicas.
Dividida em regiões que vão do quebra-mar ao início do Recreio, a praia da Barra se tornou o point preferido do carioca. Bastante democrática, tem trechos para todos os gostos e tribos.
Por exemplo, o Pepê, na altura do Posto 2, ou seja, logo no início da praia, é o ponto frequentado pela galera de classe mais alta, incluindo celebridades e famosos. Localizado no perímetro do sub-bairro de luxo Jardim Oceânico, com agitado polo gastronômico, vida noturna e áreas particulares na própria areia, o Pepê é, de todas, a praia mais movimentada da região. Ah e não se surpreenda se ver algum ex-jogador nas redes de futevôlei, eles estão sempre presentes!
A Orla da Barra, por outro lado, é menos movimentada e mais família. Principalmente, porque é área em que o transporte público mais usado na Barra, o metrô/BRT, não chega. São águas limpas e calmas (distantes da arrebentação), larga faixa de areia, com pontos de prática de esportes, tipo windsurf e stand up paddle.
Praia da Reserva
A outra faixa de areia mais conhecida da região é a chamada Praia da Reserva. Com 8 km de extensão e localizada dentro da área de preservação de mangue e restinga do Parque Natural Municipal de Marapendi, a Praia da Reserva é uma das mais belas de todo o Rio de Janeiro.
Por óbvio, uma área de beleza crua, em que, de fato, se leva muito a sério a preservação ambiental. Tanto é que não se observa um grande desenvolvimento imobiliário na região. Na verdade, a praia só caiu nas graças do público há pouco tempo, visto que antes sequer era muito conhecida ou veiculada, justamente pelo caráter ecológico que tem.
O mar é mais bravio, na Reserva. E, além disso, é possível observar vida selvagem preservada, nos pontos próximos ao mangue, como caranguejos, macacos e a garça Moura. Não há restaurantes ou lanchonetes na área, mas a praia tem alguns quiosques autorizados pela Prefeitura.
Praia do Recreio
Ultrapassando a Reserva, na altura do Posto de salvamento 9, está localizada a Praia do Recreio. Com apenas 2,5 km é uma das praias ainda do perímetro urbano da região da Barra, como as anteriores, contudo, bem mais intimista.
Trecho de mar aberto, é excelente para a prática de surf. Aliás, é muito comum ver a praia aparecer nos circuitos de campeonatos do esporte. Praia mais vazia, por não passar transporte público, com ampla faixa de areia e diversos estabelecimentos comerciais com preços populares, é ótima para um dia relaxante com a família ou amigos. Sem contar que tem uma beleza estonteante, principalmente, no pôr do sol.
Logo após a Pedra do Pontal, limite da praia do Recreio, há diversas outras praias da Barra da Tijuca. Praia da Macumba, Prainha, Grumari, Secreto e outras praias, totalmente selvagens, pouco exploradas, de beleza incomparável que ganharam um post exclusivo para elas. Clique aqui e continue lendo sobre as praias incríveis da Barra e região. Você não vai se arrepender!
Por fim, traga o protetor e aproveite, a Barra é o lugar perfeito para você, amante de uma bela praia!