Você sabia que as praias desertas perto da Barra da Tijuca estão entre os destinos naturais mais bonitos do Brasil? Ainda que o Rio seja famoso por atrativos badalados, como a Praia da Barra, Copacabana, Ipanema, entre outros, existem recantos calmos e bucólicos cercados por natureza preservada.
Se você ama a sintonia com a natureza pura, sem construções urbanas por perto, sabe que além de relaxante, esse contato é até terapêutico, certo? Portanto, programe já um roteiro de lazer especial por praias cercadas por rochas, muita vegetação e mares que transitam entre o verde e o azulado.
Abaixo, estão quatro praias desertas perto da Barra da Tijuca que você deve conhecer. Na verdade, não só você! Convide seus melhores amigos. Essa experiência precisa ser compartilhada!
1. Prainha
A Prainha está situada depois da Praia do Recreio e é atração certa para amantes de praias isoladas. Contornada por formações rochosas cobertas por exemplares da Mata Atlântica, o local tem 150 metros de faixa de areia e mar clarinho. Resumindo, um Caribe brasileiro em terras cariocas.

Imagina só passar o dia inteiro por aqui! (Imagem: Pedro Kirilos – Riotur)
Queridinha dos surfistas, a praia fica em área de proteção ambiental e possui uma trilha até o Pico do Caeté. Embora encha nos fins de semana, a praia não perde o clima gostoso e aconchegante. De todo modo, se você quer ir ao local bem vazio e busca quase exclusividade nesse paraíso, planeje o passeio nos dias de semana.
2. Praia do Abricó
O Brasil tem oito praias de nudismo e a Praia do Abricó é a única da lista no Rio de Janeiro. O local fica dentro do Parque Municipal de Grumari, possui 250 metros de extensão e tem água limpinha. Por outro lado, o mar costuma puxar muito. Por isso, é importante ter atenção às sinalizações de segurança e preferir ficar no raso, ok?

Um pedaço do paraíso no litoral do Rio de Janeiro (Imagem: Riotur)
Lembre-se de que o local estabelece regras de convivência, entre elas a proibição de filmagem e fotografia de naturalistas sem o consentimento. É permitido usar roupas nos dias de semana, mas nos fins de semana e feriados só é aceita a entrada de adeptos do naturalismo.
3. Praia de Grumari
Vamos a uma atração internacionalmente reconhecida! A Praia de Grumari foi eleita a 38ª praia mais bonita do mundo em seleção feita pelo site de turismo Big 7 Travel. Sendo assim, não tenha dúvidas de que aqui está um atrativo especial que vai proporcionar diversão e descanso para visitantes de variados gostos.

Uma praia familiar e para todos os gostos (Imagem: Instagram @riotur.rio)
O local apresenta trechos com o mar raso e em certos períodos as ondas podem passar de 2 metros. Assim, trata-se de mais um pico do surfe do litoral carioca. Apesar de isolada, a praia conta com quiosques que vendem bebidas, petiscos e até opções de frutos do mar. Opção familiar nota 1000 para passar o fim de semana ou até curtir um ou mais dias entre segunda e sexta. Que tal?
4. Praia do Secreto
A Praia do Secreto é uma piscina natural de águas verdes cercada por pedras. Localizada entre a Prainha e a Praia da Macumba, o lugar tem 12 metros de extensão e cinco de largura. A trilha de acesso é simples e feita em até 10 minutos, mas é fundamental ter cuidado na descida íngreme e nos trechos escorregadios. Dica de segurança: não realize o percurso de chinelo ou descalço (a), mas sim de tênis.

A piscina mais graciosa do Rio de Janeiro (Imagem: Facebook – Riotur)
Um alerta! Não entre em tempos de maré alta, pois as águas batem nas pedras com força, o que é perigoso. No mais, aproveite o calor do Rio de Janeiro e se refresque bastante nesse ponto turístico que caiu nas graças de cariocas e turistas de várias partes do Brasil e do mundo.
Gostou das dicas? Inclua essas praias desertas perto da Barra da Tijuca na sua agenda e a programação no Rio vai ser ainda mais inesquecível!
Fonte (Imagem capa): Alexandre Macieira – Riotur.