Quem nunca ouviu o trecho “do Leme ao Pontal, não há nada igual”? A famosa música do saudoso Tim Maia já deixava claro que a Praia do Pontal, no Recreio, é inigualável. Se você nunca viu, só ouviu falar, está na hora de conhecer esse paraíso, que fica bem pertinho da Barra da Tijuca. Confira conosco tudo sobre essa delícia de praia.
Onde fica a Praia do Pontal
A Praia do Pontal faz parte da praia do Recreio dos Bandeirantes, que fica bem partindo da Barra da Tijuca, cerca de 12 km. Há algumas maneiras de chegar no local, tendo as opções de carro particular, carro de aplicativo ou transporte público.
Carro particular para Praia do Pontal
Para quem tem a possibilidade de ir de carro, o ideal é ir pela Avenida das Américas, a principal avenida da Barra da Tijuca, e entrar na rua Gilka Machado, que vai terminar direto para a vista maravilhosa da Praia do Pontal.
Para quem não conhece bem o local, é sempre bom acompanhar o trajeto no GPS para não ter erro! Além disso, é importante destacar que pode ser difícil encontrar uma vaga disponível, e permitida, para estacionar o carro, principalmente, durante o fim de semana. Por isso, há algumas opções de estacionamentos particulares na região. Fique ligado!
Carro de aplicativo
Também há a opção de ir com um carro de aplicativo, que pode te deixar em frente à orla. Muito prático e cômodo. Porém, uma dica para economizar, já que em dias mais movimentados o valor da corrida tende a ser mais caro, é escolher uma opção no aplicativo de dividir o valor com outros passageiros que vão para o mesmo lugar que você.
Além disso, também é uma boa ideia posicionar a parada final um pouco mais distante da orla, assim o valor pode ser menor e ainda tem o bônus de você conhecer o que há nos arredores da Praia do Pontal.
Transporte público para Praia do Pontal
Já para quem precisa ir de transporte público, existem as possibilidades de usar o BRT ou o metrô, dependendo da região de onde você está hospedado(a).
De BRT, a estação mais próxima da praia do Pontal Recreio é a Recreio Shopping, que fica na Avenida das Américas. Não muito distante, apenas 3 km de distância do seu destino final. Já para quem vem da Zona Sul, o melhor é pegar a linha 1 e 4 do metrô até a estação Jardim Oceânico. A partir disso é possível pedir um carro de aplicativo e seguir as dicas já mencionadas para economizar o dinheiro da água de coco!
A trilha da Praia do Pontal
Além de tomar um banho de mar e renovar o bronzeado, um dos principais atrativos da Praia do Pontal é a trilha.
Quando a maré está baixa, geralmente no início da manhã, é possível ver facilmente a faixa de areia que leva à pedra do Pontal, e chegar até ela com a água na canela.
A vista da trilha da Pedra do Pontal é incrível! Do topo você verá outros pontos turísticos marcantes do Rio de Janeiro, como o Parque Ecológico Chico Mendes, a Pedra Bonita e a Floresta da Tijuca.
Admirando o mar, do lado esquerdo você verá a praia da Macumba, e do lado direito a praia do Recreio. Essa, sim, é uma vista instagramável, não é mesmo? No entanto, para chegar até lá é necessário um pouco mais do que vontade de renovar o feed. A trilha da Pedra do Pontal tem cerca de 500 metros de caminhada, durando entre 20 e 30 minutos.
Cuidados necessários ao visitar a Praia do Pontal
A trilha da Pedra do Pontal não é considerada difícil, mas há trechos de pedras íngremes, que exigem bastante cuidado, sendo necessário apoiar o pé com firmeza, e é preciso descer “quase sentado”. Além disso, é importante lembrar, também, que há momentos em que é preciso apoiar nas rochas que podem estar quentes, dependendo do horário que você for. Então, cuidado!
Outro ponto importante é que há alguns trechos sem sinalização. Apesar de não ter risco de se perder, se você for uma pessoa precavida, pode ser bom ir acompanhado de alguém que já conheça o local, como um guia turístico.
Ademais, para chegar no final da trilha bem e pronto para as fotos, é fundamental não esquecer de levar boa quantidade de água, que certamente será útil durante esses 30 minutos de caminhada. Além disso, não esquecer o protetor solar, repelente e, de preferência, um boné ou chapéu de Sol. É imprescindível levar uma mochila também, pois as mãos livres serão necessárias durante o trajeto.
Onde comer na Praia do Pontal
Na Orla da praia do Pontal Recreio existem diversas opções de quiosques com aperitivos para serem degustados entre um mergulho e outro. E, uma das melhores opções de quiosque é o Família RJ, oferecendo qualidade e simpatia há mais de 20 anos na praia.
O lugar tem cadeiras, com guarda-sóis dispostos de frente para o mar, o que possibilita uma privilegiada visão da praia enquanto o almoço é servido. E em relação à comida, não há do que reclamar; dos frutos do mar à carne de sol com aipim, tudo é muito saboroso.
Mas se você preferir almoçar em um ambiente mais reservado, longe das areias da praia, temos outra ótima recomendação. O Sallero, restaurante do chef Flávio Ribeiro, que fica bem próximo à praia e tem opções de pratos variados, como hambúrguer e frutos do mar. Além disso, conta com uma decoração moderna e ambiente aconchegante, vale a pena conferir!
Conclusão
Definitivamente, a Praia do Pontal é um ótimo lugar para ser visitado por quem gosta de passar o dia olhando o mar e renovando o bronzeado. Também é excelente para quem curte uma trilha com vista espetacular e inesquecível.
Assim, sem dúvidas, seguindo as dicas do nosso artigo, você aproveitará ainda mais o passeio. Se você gostou das informações, continue nos acompanhando para não perder roteiros como esse pela Barra da Tijuca e região. Até a próxima!