Localizada no bairro do Joá, em São Conrado, a praia da Joatinga faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca. Para quem não sabe, bairro e região administrativa são duas circunscrições diferentes e, de fato, causa muita confusão.
Isto é, existe o bairro da Barra da Tijuca, por óbvio, mas também existe a região administrativa, criada pela Prefeitura, para melhor organizar as regiões do Estado. Essa área é composta pelos bairros da: Barra da Tijuca propriamente dita, assim como Itanhangá, Recreio dos Bandeirantes, Joá, Grumari, Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim.
Então, como se pode observar, a praia da Joatinga faz parte da Barra da Tijuca, para encerrar a confusão que se faz. Assim, com o intuito de levar mais conhecimento sobre esse paraíso escondido, criamos este artigo com todas as informações que você não pode deixar de saber. Continue lendo!
Como chegar: praia da Joatinga
Primeiramente, devemos destacar que para a praia da Joatinga só se tem acesso por carro. Situada no centro da estrada do Joá, a praia fica escondida por detrás do chamado Morro dos Quatro, no luxuoso bairro. A praia é tão pequena e privada quanto o próprio Joá, o menor bairro do Estado, mas com a maior renda per capta. O metro quadrado do bairro custa a bagatela de quase R$ 18 mil. Incrível, não é?
São apenas 300 metros de areia com acesso unicamente por dentro de um condomínio privado do bairro: o Sociedade dos Amigos do Joá. E, por conta disso, o acesso é limitado a carros de passeio ou de aplicativos. Até passam alguns ônibus na entrada do condomínio, como a linha 557, mas não entram no residencial.
Importante ressaltar que o condomínio é privado, mas a praia é pública. Aliás, toda praia do Brasil é pública. Basta seguir pela principal via, a Estrada do Joá, pegar a Rua Pascoal Segreto e entrar no condomínio bem sinalizado. Um detalhe fundamental é que o estacionamento do local só disponibiliza 60 vagas para a praia. Portanto, o horário é crucial para não ter estresse de procurar vaga ou de até mesmo ter voltar para casa.
Logo após estacionar, é ainda necessário pegar uma pequenina trilha de 15 minutos, na forma de descida para chegar a praia. Só que é fácil, crianças e idosos percorrem o trajeto com facilidade. E, acredite, vale a pena!
A praia
Embora a faixa de areia seja estreita, a praia é de uma beleza incomparável. Águas cristalinas, limpas e segura. De fato, a praia é frequentada e conhecida dos surfistas por suas ondas perfeitas. Contudo, ela também é apta para o banho e, em um determinado ponto, há formação de uma piscininha, próximo a areia, que as crianças amam.
Outro detalhe importante é que em maré alta, a faixa de areia praticamente desaparece. Portanto, antes de se arrumar para ir a praia, dê uma pesquisada nas condições da maré.
Inegável que em dias ensolarados, a praia é imbatível. Muitos a apelidaram de caribe brasileiro. Além disso, por ser de difícil acesso, a praia não tem uma forte infraestrutura de quiosques, aluguel de barracas, ambulantes, etc, como é comum na maior parte das praias do Estado. Assim, é válido levar uma mochila ou bolsa com água e alguma comida para passar o dia por lá tranquilo.
Esportes na Praia e no Morro
A praia também é um reduto desportivo. Por não ter muitas fiscalizações, ao longo de toda a extensão, os frequentadores jogam futevôlei e altinha, principalmente.
Outro ponto forte é o rapel. Diversos grupos de ecoturismo e montanhismo fazem passeios nos paredões da praia, ótimos para os amantes da natureza, da vista espetacular e de uma boa aventura. Não é difícil e as empresas fazem um trabalho bem seguro.
Passeio imperdível
Independente da atividade, a praia da Joatinga é uma das mais belas do Rio de Janeiro e merece ser visitada por todos, ao menos uma vez. Um passeio que, com toda a certeza, vai te impressionar pela beleza e pelo encanto desse lugar tão lindo. Não deixe de aproveitar sua visita ao Rio para conhecer esse ponto turístico que é um verdadeiro tesouro escondido na Cidade Maravilhosa. Venha!