Topa aproveitar o dia de sol e conferir o visual cinematográfico das belezas naturais da zona oeste carioca? Opa! Então é uma excelente ideia visitar a Pedra do Telégrafo, essa atração que ficou famosa devido às fotos tiradas na ponta do penhasco. Graças à ilusão de ótica, surge a impressão que a pessoa está pendurada e prestes a cair.
Sem dúvidas, vale caprichar nos cliques nesse recanto situado no Parque Estadual da Pedra Branca, em Guaratiba. É um privilégio e tanto curtir o cenário emoldurado pela Praia de Grumari, as selvagens Praia do Meio e Praia Funda, a Baía de Sepetiba, Restinga de Marambaia e a Pedra da Gávea.
Veja como acessar a Pedra do Telégrafo, confira informações sobre a trilha e guarde recomendações para tirar as mais belas fotos desse cartão postal do Rio de Janeiro.
Como Chegar ?
Boa notícia! Apesar da considerável distância das atrações urbanas da região da Barra da Tijuca, é fácil chegar à Pedra do Telégrafo.
Em trajeto de carro, é preciso seguir pela Avenida das Américas e no fim da via, após o Túnel José de Alencar, guiar pela estrada Roberto Burle Marx até a Pedra de Guaratiba. Dica: atenção às placas no caminho e utilize o Waze ou Google Maps para evitar qualquer problema, tá? Há estacionamento perto do início da trilha.

Vista da Pedra do Telégrafo (Imagem: Renan Araújo – Unsplash)
Para ir até à Pedra do Telégrafo de ônibus, deve-se pegar o BRT no terminal Alvorada e descer na estação Ilha de Guaratiba. Em seguida, embarque no ônibus 867 (linha Campo Grande -Barra de Guaratiba) e desça após o quartel do exército. Certamente outras pessoas na condução vão descer no mesmo lugar ou o motorista pode instruir caso surjam dúvidas. Não tem erro.
Como é a trilha da Pedra do Telégrafo
Caso você não tenha ido de carro, para chegar ao início da trilha é necessário caminhar por um trecho íngreme. Sendo assim, para encurtar o caminho, é uma boa ideia solicitar um moto-táxi no centrinho de Barra de Guaratiba.
A trilha da Pedra do Telégrafo tem 2 km e é feita em cerca de 40 minutos. Muito bem sinalizado, o trajeto tem nível médio, mas pode ser feito tranquilamente mesmo por quem não tem experiência na atividade. A famosa pedra fica a 354 metros de altitude e é acessada após uma passagem por um trecho estreito já no fim da trilha.
Quando ir?
Como a atração é muito concorrida, para evitar as longas e frequentes filas para as fotos no ponta da pedra, é recomendado iniciar a trilha logo ao amanhecer. Se possível, realize o passeio nos dias de semana, quando geralmente existem menos visitantes.
De todo modo, mesmo nos fins de semana, quando o movimento é intenso, o local é um espetáculo. É fácil se apaixonar pelo conjunto de belezas formadas pelas praias, morro e vegetação.
3 Dicas para tirar as mais belas fotos na Pedra do Telégrafo
E aí, quer ter sua recordação inesquecível desse pedacinho do paraíso? Guarde essas recomendações simples e eficazes:
- Como parecer que tá “caindo” da pedra: é MUITO simples. Atenção ao ângulo. Fotografe cortando o terreno rochoso da parte de baixo e o truque está feito.
- O sol das 14h é o melhor: no horário as praias abaixo ficam iluminadas, o que deixa as fotos ainda mais bonitas.
- Melhor máquina: se possível, leve uma máquina profissional, mas se você não tiver, a câmera do seu celular vai servir. Não se preocupe.
E aí, bateu a curiosidade para visitar a Pedra do Telégrafo? Não pense duas vezes, convide as melhores companhias e vivencie momentos incríveis na atração.
Fonte (Imagem de Capa): Instagram @paplianos.