Procurando os melhores restaurantes da Barra da Tijuca? Bom, um restaurante de qualidade, que ofereça gastronomia diferenciada e com técnicas culinárias de ponta, por incrível que pareça, é difícil de encontrar. Alimentos frescos, que na mão de um chef cuisine com essas características são transformados para despertar o paladar de modo surpreendente.
O Brasil, embora tenha sabores conhecidos no cenário mundial, como pela culinária baiana e mineira, nunca teve tradição em técnica clássica. Essa última, pilar de sustentação das mais elevadas gastronomias. Contudo, principalmente, graças à popularização dos programas de cozinha, o chamado “fine dining” (uma experiência culinária mais requintada, em tradução livre) cativou o brasileiro. E, diversos restaurantes que anteriormente não teriam o reconhecimento necessário, se tornaram um sucesso de público e crítica. Vamos conhecê-los?
No Rio de Janeiro, sem dúvida, novos restaurantes de fine dining surgem, a cada momento, na Zona Oeste. Assim, a seguir, compilamos uma lista dos melhores restaurantes da Barra da Tijuca para você não perder a oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora de sabor.
Leia também: O que fazer na Barra da Tijuca com chuva?
Le Jardin du Cuisinier: melhores restaurantes da Barra da Tijuca
Depois de conquistar o público carioca com o Le Bistrot Du Cuisinier, em Ipanema, e o L’atelier Du Cuisinier, no Centro do Rio de Janeiro, o chef David Jobert trouxe a essência da França à Barra da Tijuca. Localizado no Shopping Village Mall, o restaurante entrega uma cozinha leve e sofisticada, com toques de modernidade.
Assim como os outros dois locais, o Jardin funciona com reservas. E o menu conta com pratos clássicos franceses, como escargots, Boeuf Rossini e Steak Tartare. Salientando que o chef possui mais de 35 anos de experiência nos restaurantes mais famosos do mundo, com três estrelas Michelin. Portanto, vale a pena investir na experiência!
D’Heaven: melhores restaurantes da Barra da Tijuca
Em seguida, o favorito desta redatora que vos escreve: o D’Heaven, da chef Heaven Delhaye, jurada do MasterChef Brasil, é simplesmente extraordinário. Com um talento de poucos e uma maturidade culinária muito além da sua idade, Delhaye extrai o máximo sabor, buscando aproveitar a verdadeira essência dos alimentos.
Inspirado em técnicas francesas, na gastronomia italiana e atenção a cada detalhe, a chef traz um olhar realmente inovador aos pratos. Tudo prezando pela simplicidade do sabor original dos alimentos, sem a arrogância pretensiosa de alguns restaurantes do gênero.
O local foi inaugurado em dezembro de 2020, financiado pelo BFW Group, que foca em investimentos no nicho, tem pouco mais de 100 lugares e não precisa de reservas. Contudo, a fila de espera pode chegar a 2 horas nos horários de maior circulação. É o sabor, a elegância e o melhor da alta gastronomia direto no seu prato!
Além disso, a chef ainda lidera mais duas casas no shopping Vogue Square: Nonna per Heaven e Heaven Cucina. Ambos com o mesmo padrão de excelência.
Gabbiano Restaurante
Homenageando suas próprias raízes, o chef Romano Fontanive criou o Gabbiano Ristorante. De fato, culinária italiana, sem concessões ou adaptações ao paladar do brasileiro.
Tanto é, que o restaurante recebeu do próprio governo italiano o certificado de qualidade Ospitalità Italiana, como um dos legítimos representantes da verdadeira comida italiana, ao redor do mundo. Privilégio de poucos, não? Sem contar que, em 2021, também recebeu pela sétima vez, o certificado Traveller’s Choice, do Tripadvisor, como um dos restaurantes cariocas mais bem avaliados pelos clientes.
Com ambiente aconchegante típico das trattorias tão características da Itália e decorado com obras dos artistas plásticos Antonio Bokel e Peu Mello, o cardápio é uma viagem à Itália, sem sair de solo carioca. Pensado para uma refeição de 6 pratos, desde antepasto até sobremesa e bandeja de queijos italianos, no menu o polvo gigante de mergulho, bochecha de Wagyu (a carne mais cara do mundo) e o mil folhas chamam logo a atenção.
O restaurante fica no Shopping Barra Garden, com entrada pela Avenida Celso Kelly e funciona com reservas. Imperdível!
CT Brasserie: melhores restaurantes da Barra da Tijuca
Dito por alguns críticos como o melhor restaurante francês do Rio de Janeiro, o CT Brasserie fica no Rio Design Barra. O local foi projetado para ser como uma “Casa de Carnes”, prestando homenagem às experiências do Chef Claude Troisgros com seu pai, açougueiro, no mercado de gado Saint-Christophe-en-Brionnais, em Borgonha, França.
Sem dúvida, não é preciso mencionar que o restaurante tem autêntica comida francesa, já que Claude se tornou bastante popular, graças aos seus programas, no canal GNT. Nesse sentido, aproveitando a paixão do brasileiro por carne, o chef se tornou especialista em mesclar as técnicas francesas de ponto e tratamento da carne ao paladar nacional.
Sem prejuízo, a casa também trabalha com aves e frutos do mar, assim como sobremesas deliciosas.
Giuseppe Mar
Em quinto e último lugar, uma opção especializada em frutos do mar: o Giuseppe Mar. Localizado no Village Mall, assim como o D’ Heaven e o Le Jardin Du Cuisinier, o Giuseppe tem uma proposta rústica, inspirada no símbolo máximo do que significa viver do mar: a casa de um pescador.
No centro do restaurante, um mega aquário contém todos o tipo de pescado: desde lagostas, robalos, até mexilhões, polvos e caranguejos. Isso para garantir alimentos 100% frescos e, assim, assegurar o mais puro paladar. Um dos grandes destaques da casa é que a matéria-prima utilizada não se restringe a frutos do mar brasileiro, mas de todo o mundo. O que torna o Giuseppe uma experiência diferenciada e única para os amantes dos oceanos. Siga a dica e não deixe de conhecer!
Por fim, para conhecer mais sobre os shoppings que abrigam os melhores restaurantes da Barra da Tijuca, confira a nossa lista completa. Esperamos que tenham gostado e até a próxima!