O Recreio dos Bandeirantes é um bairro nobre carioca cheio de belezas naturais como praias e parques ecológicos. É um lugar incrível no município do Rio de Janeiro e que caso você deseje conhecer, venha conosco descobrir dicas de atrações, além de sugestões de restaurantes e hospedagens.
Sem dúvida, o bairro vizinho mais próximo da Barra, tem muitos programas divertidos e que nos permitem nos conectar ainda mais com a natureza da região. Confira!
Como chegar ao Recreio dos Bandeirantes?
Primeiramente, para chegar no Recreio dos Bandeirantes saindo da Barra da Tijuca, é um trajeto bem simples e rápido. Os bairros são vizinhos e sua proximidade é tanta que as vezes causam confusão até mesmo para moradores da região. Assim, para considerar os trajetos possíveis, devemos levar em conta três caminhos:
- acessando pela praia e seguindo sentido Recreio;
- ou passando pela Avenida das Américas sentido Recreio;
- ou seguindo pela Avenida Ayrton Senna e depois pegando a Avenida das Américas sentido Recreio.
Saiba que de carro, por exemplo, leva cerca de 23 minutos para deixar a Barra e chegar ao Recreio. Já de ônibus, a estimativa é de 45 minutos. Isso considerando os pontos de partida e destino mais distantes entre os bairros.
Quais praias conhecer no Recreio dos Bandeirantes?
No Recreio dos Bandeirantes, o que não faltam são lindas praias como aquela que leva o nome do bairro, além da Reserva e da Macumba. Conheça, portanto, um pouco sobre cada uma delas a seguir.
Praia da Macumba
A Praia do Pontal, mais conhecida como Praia da Macumba, fica logo depois do Posto 12 e é uma das mais belas atrações naturais do bairro. Abaixo, vamos deixar um vídeo bem legal que da uma ideia da beleza dessa praia tão conhecida na região.
Lá é possível encontrar também um dos grandes pontos turísticos do Recreio dos Bandeirantes, a famosa Pedra do Pontal. Além disso, na área há quiosques e ciclovias que criam um clima ainda mais agradável para os visitantes. É um local que costuma reunir um bom volume de pessoas, então, para aproveitá-lo com mais sossego, chegue cedo.
Praia da Reserva
Essa é a primeira praia que o turista conhece ao chegar no bairro saindo da Barra da Tijuca. Assim, essa área é um local de preservação ambiental, sem muita estrutura no que diz respeito a quiosques e calçadão. Mas, a sua beleza aliada ao fato de ser mais tranquila, a torna bem atrativa. Vale a pena conhecer!
Inclusive, se você prefere praias sem muita agitação e que não costumam ficar lotadas, separamos uma matéria especial para você. Dessa forma, não deixe de conferir nosso artigo sobre as praias desertas da Barra da Tijuca e região aqui.
Praia do Recreio
Outra opção entre as praias localizadas no Recreio dos Bandeirantes e que não pode faltar em seu roteiro de passeios é a Praia do Recreio. Ela fica logo depois da Praia da Reserva e é bem movimentada, bem como bastante extensa.
Ela vai do Posto 9 ao 12 e por lá, é possível ver esportistas praticando futebol e vôlei na areia, ciclovias, quiosques, além de escolas de surf. Por fim, vale adicionar que passam muitas linhas de ônibus ali, aumentando assim a sua acessibilidade.
O que fazer no Recreio dos Bandeirantes?
Praias, parque ecológico e museu são apenas algumas das principais atrações que se encontram no Recreio dos Bandeirantes. Esta, aliás, é uma região bem tranquila em comparação aos bairros da Zona Sul carioca. Longe da grande concentração de turistas e visitantes, o Recreio permite a todos muitas opções de lazer e diversão.
Está bem próximo a Barra da Tijuca e de outras localidades como:
- Vargem Grande;
- Grumari;
- Barra de Guaratiba.
Por ser uma área com muitos atrativos, como as belas praias e a famosa Pedra do Pontal, o Recreio tem sido um dos lugares que mais chamam a atenção de pessoas dos mais distintos perfis, dos mais tranquilos até os mais aventureiros. E, com toda a certeza, você também vai gostar!
Pedra do Pontal
Essa famosa trilha é a mais popular de todo o bairro e se localiza entre as praias da Macumba e do Recreio. Portanto, não pode faltar em seu itinerário sobre o que fazer no Recreio dos Bandeirantes.
A caminhada é de nível fácil, mas para atingir o cume, será necessário uma corda para subir até lá. Mas, a vista do alto compensa todo o esforço, afinal, é possível visualizar a orla da praia, dentre outros pontos da região.
Por último, estima-se que leve de 20 a 30 minutos para alcançar o topo da pedra, no entanto, isso depende da condição física de cada aventureiro. Não deixe de conhecer!
Museu Casa do Pontal
Este é o maior espaço de arte popular do Brasil, isso porque, conta com obras de mais de 300 artistas do país, bem como, mais de 8.500 peças. O acervo, então, representa a cultura rural e urbana nacional, além de referências às atividades religiosas e de festivais.
Parque Chico Mendes
Quem vai visitar o Recreio dos Bandeirantes, não pode deixar de conferir o espaço Chico Mendes, um dos principais parques ecológicos da região. Aliás, essa também é uma área de preservação ambiental e de grande importância.
Por estar situado em uma área de restinga, é possível encontrar muita flora e fauna local, como capivaras e jacarés-de-papo-amarelo, por exemplo. Dentre as outras atividades, destacam-se:
- parquinho para as crianças;
- trilhas para os adultos;
- palestras e cursos sobre o meio ambiente.
Shoppings
Sempre há espaço para compras em qualquer viagem, por isso, não podem faltar os shoppings da região em seu itinerário – são eles o Shopping Recreio e o Américas Shopping. Ambos têm uma estrutura padrão, com lojas famosas, além de:
- cinema;
- praça de alimentação;
- academia;
- restaurantes.
Outra opção que se diferencia por ser a céu aberto é o Barra World que, apesar de não ter lojas tão conhecidas do público, reproduz em sua arquitetura vários monumentos e países.
Onde se hospedar no Recreio dos Bandeirantes?
No Recreio dos Bandeirantes, não faltam opções de hospedagens, desde redes de hotéis até casas de temporada, hostels, pousadas e apartamentos. Veja abaixo, então, duas alternativas bem distintas e populares da região.
Ks Beach Hotel
Esse é um hotel mais simples, mas muito bem localizado, já que fica em frente a Praia da Macumba. Assim, você pode desfrutar de acomodações bem confortáveis e o principal, com vista para o mar.
Com opções de quarto que começam próximo dos 300 reais a diária, possui como principais comodidades a recepção 24 horas, o café da manhã incluso e disponibilidade de toalhas de praia para os hóspedes. Além é claro, da bela vista e proximidade da praia. Os quartos ainda possuem ar-condicionado, frigobar e TV.
Por fim, vale destacar que o hotel fica a cerca de 4,4 km do Museu Casa do Pontal e 11 km do Centro de Convenções Riocentro. Além disso, o mesmo também não está distante da Barra da Tijuca e do Barra Shopping – 14 km e, aproximadamente, 20 minutos de carro.
CDesign Hotel
O CDesign Hotel é uma alternativa mais sofisticada que fica em frente a Praia do Recreio, ou seja, bem perto da Praia da Macumba também. O hotel chama atenção de todos pelo seu visual diferente e arquitetura única. Inclusive sendo referência na região pela sua beleza.
Com uma estrutura muito boa e decoração clean, possui uma piscina no melhor estilo borda infinita, capaz de abrilhantar ainda mais a vista da região. A partir da sua piscina inclusive é possível visualizar a Pedra do Portal, ponto turístico referência do Recreio.
Como adicional, as acomodações permitem a bela vista do mar, além de ar-condicionado, frigobar, TV e cofre. A sua localização também é excelente, estando a 5 km da Prainha e 10 km do Riocentro. Por fim, o mesmo está localizado a cerca de 14 km da Barra, permitindo assim curtir e aproveitar as belezas de ambos os bairros.
Quais restaurantes conhecer no Recreio dos Bandeirantes?
No Recreio dos Bandeirantes, há opções para todos os paladares. Isso porque, há locais como o Natural Recreio que promove refeições:
- orgânicas;
- saudáveis;
- com alimentos bem frescos.
O sucesso do local são os sucos, acima de tudo, o de limão com açúcar mascavo e claro, o açaí. Por outro lado, o Brooks Pub é um dos espaços mais badalados da região que se destaca pelos seus:
- petiscos diversos;
- sanduíches;
- drinks;
- cervejas variadas;
- pizzas.
Uma última sugestão é o Asa Rio, onde você encontra de tudo um pouco no quesito refeições saudáveis, por exemplo, crepes, omeletes, tapiocas, sanduíches e grelhados. O açaí também é excelente e o restaurante se destaca como uma das opções mais interessantes para aquele pós praia de larica. Então, quando bater a fome, não deixe de conferir essas opções deliciosas.
Vale a pena incluir o Recreio dos Bandeirantes em seu passeio?
Alguns dos pontos turísticos cariocas mais atrativos estão presentes na região do Recreio dos Bandeirantes. Dessa forma, vale a pena incluir este bairro em seu roteiro de viagem e explorar ao máximo todas as atrações disponíveis, como a Praia da Macumba e o Parque Chico Mendes.
Dessa forma, não deixe de conferir a região e aproveitar muito tudo que ela tem a oferecer. Depois volte aqui e comente com a gente as atrações que você mais gostou e os restaurantes que você mais curte pelo Recreio. Vamos adorar saber! Até a próxima.
2 comentários
Tive uma experiência simplesmente incrível no passeio de canoa havaiana ao nascer do sol com o Bravus VA’A! Navegar pela Baía de Guanabara proporcionou uma conexão única com a natureza, e a vista dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro foi de tirar o fôlego. A equipe do Bravus VA’A foi profissional e atenciosa, garantindo que cada momento fosse inesquecível. Recomendo a todos que desejam vivenciar o Rio de Janeiro de uma maneira única! Para mais informações e reservas, confira o site deles: https://www.bravusvaa.com
Legal Vanessa, o Recreio está cheio de experiências incríveis e essa, sem dúvidas, é uma delas! Obrigado por compartilhar 🙂