O que fazer em viagens longas? Como passar o tempo para não cair no tédio das várias horas dentro de um avião ou carro? Bom, vamos te ajudar! Afinal, sabemos que viajar é uma experiência única e enriquecedora. E, sem dúvidas, a partir delas podemos colecionar experiências e muitas vezes crescer como indivíduo ou até mesmo profissional. Contudo, apesar desses benefícios, as longas horas de deslocamento podem tornar todo esse processo um pouco cansativo.
Todavia, embora não haja como modificar o tempo total de viagem, é possível mudar a percepção de tempo e fazer com que a viagem se torne menos cansativa. Desse modo, existem diferentes formas de aproveitar esse tempo vago fazendo outras atividades durante o percurso. Confira a seguir algumas dicas valiosas sobre o que fazer em viagens longas e como torná-las mais “rápidas” e proveitosas.
Leia
A leitura de revistas ou livros pode ser uma ótima opção para quem deseja que a viagem se torne mais rápida. Aproveite para estudar assuntos que sejam do seu interesse ou ler aquele livro que está na sua mesa de cabeceira a alguns meses. Isso fará com que seu cérebro perca a sensação de tempo durante a viagem, pelo fato você estar realizando uma atividade agradável a você. Por isso, evite ler materiais que não estão na sua lista de favoritos, uma vez que essa atitude causará efeitos contrários ao desejado.
Assista
O nosso cotidiano, na maioria das vezes, é muito corrido. Com isso, sobra pouco tempo disponível a lazeres que nos proporcionem momentos de bem-estar. Dessa maneira, aproveite a viagem para colocar as suas séries em dia ou assistir filmes que a muito tempo deseja, mas a falta de tempo do dia a dia não permitiram. Isso ajudará a fazer com que o tempo passe mais rápido, principalmente em viagens longas.
Ouça
Ouvir músicas e podcasts também são ótimos meios para aproveitar melhor a viagem. Além da distração, pode-se tirar proveito desse tempo para conhecer ou aprimorar novos assuntos que no dia a dia seriam impossíveis de se obter. Desse modo, apenas com um simples aparelho tecnológico e um fone de ouvido é possível preencher o tempo vago de maneira produtiva e ainda diminuir a sensação de uma viagem longa e exaustiva.
Jogos
Jogos de tabuleiro ou de baralho também são ótimas maneiras de aproveitar a viagem com a família ou amigos. Além disso, jogos on-line podem solucionar seu problema, caso você viaje sozinho e não tenha companhia para brincar em grandes grupos. Sem dúvidas, essa interação com o mundo da estratégia e da lógica é um dos melhores caminhos para diminuir o tempo de viagem.
Alimentação
Uma alimentação saudável e leve antes de pegar a estrada é fundamental para ajudar a tornar o tempo de viagem mais agradável. Evite comer comidas pesadas, como, por exemplo, frituras e mantenha-se hidratado. Desse modo, esse comportamento ajudará você a manter energia necessária para concluir a viagem e ainda fará você se sentir melhor e mais disposto.
Alongamentos
A dor muscular pode ser um agravante para quem deseja fazer uma viagem, pois ninguém suporta por muito tempo uma dor latente e contínua. Devido a isso, busque esticar as pernas ou fazer alongamentos antes da viagem, caso seu meio de transporte seja um carro ou até mesmo avião. Isso ajudará a evitar a fadiga e a dor muscular, além de proporcionará maior conforto para percorrer o trajeto.
Planejamento
Esse tópico é para quem deseja fazer viagens de longa duração. Previamente, faça uma análise do trajeto e determine paradas estratégias. Mas por que isso é tão importante? Pelo fato de evitar com que as pessoas fiquem muito tempo sem ir ao banheiro ou se alimentar, já que, quando sentimos essas necessidades básicas, ficamos impacientes e ansiosos. Desse modo, viagens sem parada se tornarão cansativas a todos os integrantes.
Viaje de noite
Os humanos desenvolveram, ao longo das gerações, hábitos matutinos. Assim, naturalmente, ficamos mais dispostos com a presença do sol. Diante disso, viajar à noite significa estar em uma situação mais propícia ao sono. Com isso, facilmente iremos dormir e dificilmente perceberemos a viagem passar.
Ao mesmo tempo que esse pode ser um ponto positivo, também exige atenção em caso de viagem de carro. Sempre é bom garantir que o motorista esteja descansado e preparado para o percurso. Uma boa ideia é também criar turnos e divisões de percurso para que uma só pessoa não fique muito tempo no volante.
Portanto, agora, você poderá escolher entre as diversas opções listadas anteriormente para aproveitar melhor esse tempo disponível e ainda diminuir a percepção de duração da viagem. Por isso, relaxe e curta sua viagem da melhor maneira.
Esperamos que sua viagem para o Rio de Janeiro e, em especial, para Barra da Tijuca seja muito tranquila e agradável. Te esperamos de braços abertos para curtir e aproveitar muito esse bairro maravilhoso. Até a próxima!