Início » Novo transporte na Barra da Tijuca promete deixar o bairro ainda mais acessível

Novo transporte na Barra da Tijuca promete deixar o bairro ainda mais acessível

Prefeitura publica licitação para transporte aquaviário nas lagoas da Barra e Jacarepaguá

por Matheus Cosenza
0 comentário

Um novo transporte na Barra da Tijuca promete ajudar os moradores e encantar os visitantes do bairro. A pouco tempo, a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou o processo de licitação para implantação de transporte aquaviário no complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Dessa forma, a partir da Secretaria Municipal de Coordenação Governamental (SMCG), o edital já está disponível e inicia seus primeiros passos até a sua esperada implantação.

Transporte aquaviário e um bairro mais acessível

Com toda a certeza, a implantação do transporte aquaviário na Barra da Tijuca trará enormes benefícios para moradores e turistas. Planejada para ter 16 linhas, estimasse que o projeto transporte cerca de, incríveis, 90 mil pessoas por dia. Um tática criativa e inovadora que ajudará a reduzir o trânsito e a quantidade de carros nas principais vias do bairro.

A ideia é que as linhas sejam implantadas gradualmente, dando prioridade ao acesso da estação do metrô Jardim Oceânico até Rio das Pedras. Quanto a tarifa, a mesma será semelhante a já aplicada nos transportes públicos municipais, também participando do sistema de bilhetagem da cidade.

Despoluição do complexo lagunar: primeiro passo para viabilizar o novo transporte na Barra da Tijuca

Sem dúvidas, a limpeza e o tratamento das lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá se fazem essenciais para o bem estar da fauna e flora da região. Além disso, tanto moradores como visitantes desejam que toda a beleza do bairro seja preservada e apreciada de forma correta. Assim, finalmente, atendendo uma demanda da população, o atual governador do Rio de Janeiro, Claúdio Castro, assinou em fevereiro desse ano ações para desburocratizar e agilização a realização da dragagem de sedimentos de fundo das lagos de Jacarepaguá, Marapendi, Tijuca e Camorim.

Dessa forma, a concessionária Iguá será responsável pelas operações de dragagem e retirada de resíduos das lagos da região durante três anos após o licenciamento. Além disso, serão instalados coletores de tempo seco para evitar a chegada do esgoto às lagoas.

O que é Dragagem?

Resumidamente, dragagem nada mais é do que a limpeza, remoção, desobstrução ou escavação de materiais do fundo de lagos, rios, mares e etc. Dessa forma, esse processo visa retirar uma camada superficial de sedimento contaminado por compostos inorgânicos e orgânicos, sem que haja a ressuspensão desses contaminantes.

Roteiro de 3 dias na Barra da Tijuca Lagoa de Marapendi

Explore a Barra de uma nova forma

E então, gostou desse novo meio de transporte que chega a Barra? Inegavelmente, uma forma diferente e divertida de conheces todos os pontos desse bairro maravilhoso.  Nos acompanhe e fique por dentro de mais detalhes desse projeto. Até a próxima!

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário