Início » Milhas aéreas: o que são e como funcionam?

Milhas aéreas: o que são e como funcionam?

Entenda mais sobre milhas aéreas nesse resumo que preparamos para você!

por Samyla R.
0 comentário

Os programas de milhas aéreas surgiram como uma iniciativa das companhias para fidelizar e atrair os clientes. Afinal, ao viajar, acumula-se pontos para serem utilizados no futuro, em novas passagens, ou até mesmo adquirindo produtos.

Quer saber tudo sobre milhas, o que são e como funcionam? Então, basta conferir esse post até o final. Boa leitura.

O que são milhas aéreas?

Milhas são unidades de medida utilizadas em programas de fidelidade das companhias. Trata-se de um incentivo para que você utilize a mesma empresa cada vez que for viajar.

Assim, quando o cliente acumular determinada quantidade, pode trocar por recompensas – que vão desde descontos nas passagens ou, em determinados casos, até mesmo o valor integral do bilhete aéreo, a produtos, serviços adicionais e privilégios na viagem.

Como funciona o programa de milhas?

A adesão a um programa de milhas é gratuita. Basta entrar no site da companhia aérea e realizar o cadastro.

Há muitas possibilidades para o uso das milhas, já que as companhias aéreas firmam parcerias com diversas empresas, como cartões de crédito, lojas de conveniência, postos de abastecimento, hotéis, etc.

Como escolher o melhor programa de milhas?

Os programas possuem várias especificações e atendem a diferentes demandas. Para escolher o que melhor irá satisfazer as suas necessidades, é preciso analisar alguns pontos:

  • Vantagens – entender qual programa oferece mais recompensas e gratificações, como funciona o sistema de pontuação, e se é possível utilizar as milhas em mais de um serviço;
  • Frequência de viagens – caso você não realize muitas viagens, talvez seja mais vantajoso procurar por um programa de milhas que tenha parceria com outras empresas, como a de cartão de crédito ou postos de abastecimento de combustível, etc.
  • Quantidade de milhas – o número necessário de milhas para trocar por benefícios, muda de programa para programa. Vale a pena verificar a quantidade que cada serviço pede.

Assim sendo, estudar as companhias aéreas é essencial. Procure nos sites e redes sociais quais as políticas de milhas, prazos de validade e os benefícios que mais te interessam – descontos em passagens, diárias em hospedagem, produtos físicos, upgrade de passagem, entre outros.

Os melhores programas de milhas

Veja a seguir alguns dos melhores programas de milhas nacionais e internacionais.

1.      TudoAzul – Azul

A companhia aérea Azul é uma das melhores, atualmente. O seu programa de milhas é dividido entre Básica, Topázio, Safira e Diamante – cada um com uma quantidade de pontuação e vantagens próprias.

Além disso, o TudoAzul permite o resgate das milhas com quantidades consideravelmente pequenas. Através dele, é possível ganhar prioridade na hora de embarcar, realizar o seu check-in, despachar a sua bagagem e, até mesmo, utilizar o Espaço Azul.

2.      Smiles – Gol

O programa Smiles, da companhia Gol, é um dos mais antigos e melhores programas de milhas nacionais. A companhia aérea é tradicional no país, e se consolidou com um programa sólido e satisfatório. Esta oferece uma separação de níveis entre prata, ouro e diamante, a partir do número de voos realizados e aumento da milhagem acumulada.

Além disso, você também consegue acumular milhas através de reservas de hotéis, aluguel de carros e outros produtos e serviços conveniados com o Programa Smiles.

3.      LATAM PASS – Latam

O programa Latam Pass é compatível com diversos cartões de crédito que concedem pontos que podem ser convertidos em milhas aéreas.

E, como em outros programas de fidelidade de companhias aéreas, quanto mais você viaja, mais pontos você ganha e pode trocar por passagens.

4.      AAdvantage – American Airlines

A American Airlines se destaca como um dos melhores programas de milhas internacionais. O seu programa de fidelidade permite um acúmulo de até 100% das milhas percorridas em cada viagem, revertendo em novas passagens, upgrade dos assentos – da econômica para a classe executiva, por exemplo – e pacotes de turismo e lazer.

Considerações finais

Os programas de milhas se tornaram acessíveis para todos, com planos de vantagens aplicáveis em vários setores, atraindo assim, cada vez mais clientes, fidelizados e incentivando o uso desses serviços.

Então, gostou das dicas do post de hoje sobre milhas aéreas: o que são e como funcionam? Me deixe saber nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. Até a próxima!

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário