Início » Onde ficar na Barra da Tijuca? Conheça os melhores sub-bairros da Barra

Onde ficar na Barra da Tijuca? Conheça os melhores sub-bairros da Barra

Em dúvida de onde se hospedar na Barra da Tijuca? Confira a lista com as melhores regiões do bairro

por Sara Urquhart
0 comentário

Antes de mais nada, para entender os limites e divisas que formam os sub-bairros da Barra da Tijuca, é preciso compreender a diferença entre o bairro e região administrativa. Isto é, o bairro da Barra da Tijuca compreende uma região menor, que faz parte da região administrativa (RA).

Essa região administrativa da Barra da Tijuca, por sua vez, é uma área seccionada pelo governo, que compreende toda a Baixada de Jacarepaguá. Desde a década de 70, em função da especulação imobiliária, a prefeitura do Rio delimitou 8 áreas como integrantes da região administrativa, mais especificamente os bairros de: Joá, Itanhangá, Barrra da Tijuca, Recreio dos Bandeiras, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Grumari.

Essa duplicidade de nomes para se referir a regiões diferentes (uma mais abrangente que a outra) ainda causa muita confusão. Por isso, é importante esclarecer que, quando nos referimos aos melhores sub-bairros da Barra da Tijuca, nosso interesse é dentro do bairro e não da RA. 

Então, se você quer saber quais são os locais mais descolados dentro da Barra, fica aqui com a gente e leia o artigo até o final. Criamos uma lista bastante variada, com locais funcionais e outros badalados pela galera jovem. Ainda os sub-bairros com uma perspectiva mais familiar e por aí vai. Fique ligado a seguir!

Jardim Oceânico: melhores sub-bairros da Barra da Tijuca

Padrão convergente de urbanização do Jardim Oceânico

Jardim Oceânico, Barra da Tijuca (Fonte: Invexo)

Muito provavelmente o sub-bairro mais requisitado da Barra da Tijuca, o Jardim Oceânico tem um padrão de urbanização bastante diferente do restante do bairro. Localizado entre o posto 1 e 4, próximo a praia da Barra, no Jardim Oceânico, o visitante ou morador não depende de carro para se locomover.  

O sub-bairro foi pensado de forma estratégica, com boa parte dos serviços dentro do mesmo perímetro dos prédios residenciais. Com ruas mais estreitas, prédios baixos e proximidade entre os imóveis, a área garante maior mobilidade ao visitante e, até mesmo, ao morador da região. Observe, na imagem, como a infraestrutura de urbanização do local é convergente a um centro, o que facilita a locomoção.

E, nesse sentido, acaba se assemelhando ao estilo de vida da Zona Sul do Rio de Janeiro, em que os moradores estão acostumados a descerem dos prédios e terem acesso a todo o tipo de serviço. E com qualidade. Ao contrário do restante da Barra que, com ruas largas e maiores distâncias entre locais, geralmente, é necessário um carro para qualquer tipo de deslocamento. 

Por conta do padrão de urbanização e da localização, próxima a diversas opções de transporte público, como o metrô e o BRT, o sub-bairro é altamente badalado. E, concentra atividades e entretenimento para o público jovem. Por exemplo, a famosa Avenida Olegário Maciel está no miolo do Jardim Oceânico, assim como a Praia do Pepê, no posto 2. 

Portanto, se você deseja se hospedar ou passar um tempo na Barra da Tijuca, pega essa dica. O Jardim Oceânico é o lugar mais central e funcional da região.

Barrinha: melhores sub-bairros da Barra da Tijuca

Rio Beach Club, no luxuoso Barrinha, Barra da Tijuca

Rio Beach Club, no sub-bairro Barrinha, na Barra da Tijuca (Fonte: Rio Beach Club)

Em segundo lugar, o sub-bairro da Barrinha. Geograficamente próximo a São Conrado, a Barrinha também chama atenção pela alto padrão financeiro dos imóveis. Com alta qualidade de vida, ruas tranquilas, prédios novos e luxuosos, o bairro se sobrepõe ao Jardim Oceânico, em alguns pontos, logo na entrada da Barra da Tijuca.

É verdade que a região tem menos serviços disponíveis que o Jardim Oceânico e não foi projetada para que o morador ou visitante possa fazer tudo a pé, mas ainda assim, com toda a certeza, é um excelente ponto do bairro. Além disso, é onde se encontra a entrada para a Pedra da Gávea, pela Barra da Tijuca, e, igualmente, se localiza a Praia dos Amores.

O estilo de vida da área é facilmente demonstrado pela estrutura de entretenimento do sub-bairro. Olha só:

  • Rio Beach Club, na Ilha da Coroa. Muito interessante para o visitante hospedado na área, porque conta com sistema de Day Use e crianças até 12 anos não pagam;
  • Jet Paradise Marine & Club, na Praia dos Amores. Uma marina com ambiente jovem e elegante, contendo piscina e restaurante, em que o cliente pode alugar jet skis e lanchas para passeios;
  • 360 Sports Clube: O local é muito divertido para os amantes de esportes aquáticos. Lá, você pode alugar equipamentos para: water bike, stand up paddle, caiaque individual e em grupo (com fundo transparente, para observação da fauna aquática). Além disso, ainda tem waterball, flyboard, wakeboard, jet ski e, até, um muro de escalada (esse não aquático.. rs).

Dá para ver, então, que a Barrinha definitivamente se enquadra nos melhores sub-bairros da Barra da Tijuca, não é? Portanto, não perca a oportunidade de visitar esse lugar cheio de diversão e luxo.

Península: melhores sub-bairros da Barra da Tijuca

Outro sub-bairro que vale a pena conferir, a Península, ao contrário dos outros, foi um projeto arquitetônico concebido do zero. Com 780 m², próximo a pontos centrais, como o Barra Shopping e a Praia da Barra, o Península foi um ousado projeto ecológico com foco no paisagismo e em áreas verdes.

Apenas 8% do local conta com prédios residenciais e estabelecimentos comerciais. Toda o restante é área verde, com parques, chafarizes, jardins (o local tem até um jardim zen) e até uma trilha ecológica, projeto assinado pelo famoso paisagista Fernando Chacel.

Igualmente, ao longo de todo o sub-bairro é possível observar obras e esculturas clássicas de artistas plásticos famosos, como Franz Weissmann e Sonia Ebling. De fato, é muito reconfortante a ideia de um ambiente dedicado a natureza, em meio a tantos projetos que visam simplesmente erradicar o meio ambiente. 

Atualmente, a área conta com 28 condomínios, uma infraestrutura invejável, segurança 24 horas com controle de entrada e saída de veículos. Ainda mais, conta com um shopping, o Península Open Mall Shopping, que tem diversas lojas, mercado e vários restaurantes. 

Por fim, o sub-bairro ainda tem um serviço de ônibus exclusivo e com frota própria. Demais, né?

Conclusão

Como já mencionamos, com tanta variedade e possibilidades, a Barra parece um país a parte no estado do Rio de Janeiro. Praticamente autossuficiente, o bairro se dividiu em porções menores, cada uma com características singulares e que vale muito a pena conferir.

Um dos bairros mais novos do estado, desenvolvido com atenção total a preservação do meio ambiente. Mas mantendo uma infraestrutura completa, moderna e sem deixar nada a desejar. Venha conhecer os melhores sub-bairros da Barra da Tijuca!

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário