Certamente que muito se fala sobre o alto padrão de vida da região, mas isso não significa dizer que não haja excelentes passeios gratuitos na Barra da Tijuca. Na verdade, o bairro é repleto das clássicas atividades boas, bonitas, baratas e, até mesmo, gratuitas.
E você pode estar pensando que a nossa lista está limitada a atividades externas e roteiros ecológicos, certo? Errado, caro leitor! Aqui no Na Barra da Tijuca, você encontra dicas completas, para todos os gostos e personalidades.
Assim, na parte 1, dedicamos o guia a apresentar os melhores passeios externos da região. Já na sequência, vamos revelar as atividades indoor gratuitas que você também pode realizar.
Então, confira a seguir os melhores passeios gratuitos na Barra da Tijuca. Belas paisagens, eventos culturais e até atividades infantis nós selecionamos especialmente para o seu lazer. Dá só uma olhada!
Passeios ao ar livre
Inegavelmente, não apenas na Barra, mas em qualquer parte do planeta, praias e áreas verdes são os locais mais democráticos que existem. Neles, você pode aproveitar a natureza, pegar um bronzeado, relaxar e, o melhor, tudo de graça!
E, com toda a certeza, no Rio de Janeiro, a região da Barra da Tijuca conta com todo o tipo de área preservada e de beleza incomparável. Abaixo, segue a nossa seleção dos melhores passeios gratuitos da Barra da Tijuca, ao ar livre, que vão fazer você se encantar ainda mais por esse bairro carioca.
Praia da Barra
Com 14, 4 km de areia branquinha e gente bonita, a Praia da Barra é um incrível passeio gratuito na Barra da Tijuca. Com postos que posicionam guaritas salva-vidas e banheiros, você pode aproveitar a praia sem qualquer custo.
Além disso, há espaço suficiente na praia para você esticar sua toalha ou canga e guarda-sol. Assim, você pode levar lanches e bebidas de casa, sem a obrigação de consumir para aproveitar o local.
Você ainda tem a opção de praticar esportes, como vôlei, futevôlei, andar de skate, bike e patins, sem qualquer custo extra.
Ou seja, se você quer gastar pouco e mesmo assim se divertir, a Praia da Barra não pode faltar na sua lista!
Parque Natural Municipal de Marapendi
Em segundo lugar, o Parque Natural Municipal de Marapendi faz parte de uma reserva ecológica de restinga e manguezal. Com cerca de 10 mil km² e 150 hectares, o parque é um local de paz e calma em meio ao caos urbano.
É composto pela Lagoa de Marapendi, a Praia da Reserva e diversos locais de proteção ao rico ecossistema da região. A Praia da Reserva é uma das mais belas e tranquilas de toda a região. Com 8 km de extensão e águas cristalinas, ela não costuma ficar muito cheia. Lembrando que não é preciso passar pelo parque para acessar a praia.
Já dentro do parque fica proibida a poluição, extração de plantas ou qualquer recurso do solo. Bem como causar qualquer impedimento a integração total da natureza.
Nesse sentido, o parque tem uma excelente infraestrutura de turismo. Com sala de ciências e biblioteca, ambas gratuitas, o parque busca conscientizar acerca da importância do mangue para a própria existência da fauna e flora. Também há um centro de convenções, em que são realizados diversas oficinas, exposições, palestras e eventos científicos sem custo.
O parque conta com área para piqueniques, parquinho infantil e um deck que desemboca na Lagoa de Marapendi. Neste último, inclusive, é possível ver caranguejos, jacaré-do-papo-amarelo, macacos, borboletas, cobras e muito mais.
Igualmente, há uma torre de observação avifauna, para as espécies protegidas, como a Garça Moura. E, por fim, o parque ainda conta com duas trilhas, que são fáceis, muito belas e totalmente grátis: a Jacupemba e a Borboleta da Praia. Um passeio custo zero que vale muito a pena fazer!
Outras praias
Além da Reserva, a região da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes conta com diversas outras praias. Todas de água límpida, rústicas, com larga faixa de areia, gratuitas e quase intocadas. São elas:
- Praia da Macumba;
- Prainha;
- Praia de Grumari;
- Praia do Meio;
- Praia do Inferno e,
- Praia do Perigoso.
Ainda mais, podemos mencionar a praia do Secreto. Contudo, essa praia tem faixa bem estreita de areia e o acesso é um pouco mais difícil, por uma trilha com pedras e trechos escorregadios. Embora a paisagem seja de tirar o fôlego e o mar, uma verdadeira piscina natural, todo cuidado é necessário. Além disso, não é possível colocar barracas ou cangas na areia e crianças ou pessoas de idade podem ter mais dificuldade na trilha de acesso.
Quer saber quais dessas praias estão na nossa lista de melhores praias desertas da Barra da Tijuca e proximidades? Confira a matéria clicando aqui!
Bosque da Barra
Mais uma opção totalmente free, o Bosque da Barra também foi criado com intuito de auxiliar a preservação da restinga e mangue da região. Com excelente clima, mesmo em épocas mais quentes, devido a sua estrutura altamente arborizada, o local tem pouco mais de 50 hectares.
Excelente alternativa para prática de esportes e exercícios ao ar livre, conta com quadra de vôlei, campo de futebol gratuito e até estação para aluguel de bicicletas. O parque também conta com playground e área para piqueniques, ideal para a realização de um belo passeio com a família e amigos.
É importante lembrar que você deve que levar alimentos e bebidas de casa porque lá, realmente, não há venda.
Trilhas na Barra da Tijuca
E, para quem está com preparo físico em dia e gosta de esportes um pouco mais radicais, o que não falta na Barra da Tijuca são trilhas. Algumas difíceis, outras mais fáceis, todas são garantia de diversão, momentos e fotos incríveis.
Pedra da Gávea
Um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea é uma trilha de 3 horas e difícil execução, com trechos verticais de difícil escalada, mas de espetacular beleza. Com 844 m de altura, fica localizada entre a Barra e São Conrado.
Pedra do Telégrafo
Menos íngreme e bem mais tranquila que a anterior, a trilha da Pedra do Telégrafo fica no Parque Estadual da Pedra Branca, nos arredores da Barra da Tijuca. Mais especificamente, em Barra de Guaratiba. Possui 354 m de altura e ficou famosa pela ilusão de ótica que cria nas fotos dos visitantes.
Isso porque, em um determinado ponto do cume, há uma ponta de pedra em que as pessoas se penduram. E, transmite a ideia de que estão prestes a despencar para a morte. Só que a menos de 1 metro abaixo existe um platô super seguro. Daí apenas a impressão da queda.
Quer saber mais sobre essa trilha? Clique aqui e confira o nosso post com dicas e detalhes sobre a trilha. Vale a pena conferir!
Conclusão
E aí, curtiu a nossa lista dos melhores passeios gratuitos na Barra da Tijuca? Nesse artigo destacamos os principais lugares ao ar livre para você conhecer, todos 0800!
Fique ligado na parte 2 da lista, porque vamos contar os melhores passeios gratuitos que você pode fazer, além de explorar a natureza.