Início » Como viajar barato: 8 dicas para viajar com pouco dinheiro

Como viajar barato: 8 dicas para viajar com pouco dinheiro

por Samyla R.
0 comentário

É possível viajar barato?  Sim, dá pra viajar com pouco dinheiro. É preciso apenas definir prioridades e montar um bom planejamento para fazer com que qualquer destino caiba no seu orçamento.

Muitas pessoas optam por alguns truques para economizar um pouco aqui ou ali – por exemplo, pesquisar com antecedência passagens, hospedagem (escolhendo as mais em conta), ou dividindo o transporte. De fato, viajar tem seus gastos consideráveis, por isso, toda oportunidade de poupar dinheiro é bem-vinda.

Veja no post de hoje algumas dicas para se viajar com pouco dinheiro, e ainda assim, aproveitar cada momento das suas férias. Confira.

8 dicas para viajar com pouco dinheiro

1.      Encontre os destinos mais baratos

Ao planejar uma viagem é bom considerar a localização. Existem diferenças de valores entre os destinos, geralmente os mais populares e com muitos turistas são os mais caros.

Um destino pode ser mais barato que outro, não apenas pelo menor custo de viagem para alcançá-lo, mas também pelo valor do alojamento e o custo de vida em geral (alimentação, transporte, passeios, etc).

2.      Seja flexível quanto as datas da viagem

Depois de escolher o seu destino, existem alguns pequenos truques que podem ajudá-lo a economizar ainda mais se você puder ser flexível quanto as datas – o que nem sempre é possível.

Ao adiar a data de chegada ou partida, você consegue reduzir drasticamente o custo da viagem – por exemplo, viajar de segunda a sexta, ou fora de temporada. Nestes períodos os preços serão mais baixos e os lugares menos lotados.

3.      Estude os destinos

Se for viajar despreparado, é mais provável que gaste mais que o esperado. Deste modo, busque saber o máximo de informação possível sobre o destino: Onde comer barato, qual transporte público está disponível para se locomover de baixo custo, onde estão os mercados locais? etc.

Leia os fóruns, converse e faça perguntas aos viajantes mais experientes pelas das redes sociais – eles estão sempre disponíveis para ajudá-lo.

4.      Fique de olho nas ofertas

Se atentar as ofertas é a melhor maneira de viajar com um orçamento limitado e obter descontos em passagens aéreas baratas, pacotes de férias, descontos em acomodações, e assim por diante.

Muitas são as plataformas de marketplace de viagens que disponibilizam os melhores descontos da web: voos, hotéis, aluguel de carros, todos os preços – do menor ao maior. Há uma infinidade constantes promoções, mas todas elas exigem paciência e tempo para selecioná-las.

5.      Evite voos diretos

Os voos com escalas, na maioria das vezes, custam sempre menos do que os diretos e regulares. Claro que sempre pode haver uma exceção à regra.

Essa técnica faz a jornada levar mais tempo, contudo, reduz de maneira sensível os custos com o transporte.

6.      Participe de um programa de milhagem

Os programas de milhas têm sido uma saída favorável para gastar pouco – ou nada – na compra de suas passagens aéreas, tornando-se assim uma ótima ajuda para quem deseja viajar com pouco dinheiro.

No entanto, estes programas não se limitam às companhias, hotéis também os possuem. E você pode ganhar pontos em uma ampla variedade de compras através dos parceiros do programa de fidelidade.

7.      Escolha ficar em um albergue/hostel

O albergue ou hostel é uma maneira completamente diferente de experienciar uma viagem: você faz amizade com os outros hóspedes, conversa, conta experiências, ajuda, divide os custos do transporte, etc.

Resumindo, se você tiver uma personalidade mais aberta com certeza ficará bem em um albergue e ainda economizará muito dinheiro. Por outro lado, esse tipo de estadia também exige alguns cuidados, principalmente quanto a privacidade.

8.      Cozinhe suas próprias refeições

Claro que você deve aproveitar a gastronomia local, mas saiba que, principalmente em destinos que não são exatamente de baixo custo, cozinhar vai te fazer economizar.

Mesmo viajando, não há nada de errado em preparar as refeições, certamente não será esse tempo gasto que comprometerá a sua viagem!

Considerações Finais

Seja de férias, para aproveitar um feriado prolongado ou só sair da rotina. A verdade é que a gente sempre pode economizar um pouquinho.

Embora, ao viajar com pouco dinheiro seja preciso, em alguns casos, abrir mão de certos luxos,  não significa que você irá passar perrengue.

Assim sendo, mesmo ao realizar viagens no estilo low-cost, ou seja, gastando o mínimo, é possível aproveitar, e muito, o melhor de cada destino.

Na Barra da Tijuca, não é diferente! Já fizemos alguns posts com detalhes de passeios gratuitos e dicas para gastar pouco na Barra, não deixe de dar uma olhada quando estiver programando sua viagem.

Então, gostou das dicas do post de hoje sobre como viajar barato: 8 dicas para viajar com pouco dinheiro? Deixe nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. Até a próxima.

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário