Está chegando o dia de viajar, e ainda não sabe como organizar a mala de viagem? Pois saiba que, essa etapa é de grande influencia para se ter um passeio perfeito.
Afinal, tudo o que você quer é curtir o momento sem nenhuma complicação, não é mesmo?
Portanto, confira no post de hoje algumas dicas importantes de como organizar a mala de viagem com tudo o que você precisa, e com facilidade.
9 dicas de como organizar a mala de viagem
1. Faça uma lista com antecedência
Não as feitas de última da hora, às pressas e cheias de ansiedade, mas uma elaborada com ao menos uma semana antes da partida – talvez no seu smartphone – para que possa ser facilmente atualizada.
E sobretudo, desta forma, notar se há algum item faltando, e ainda conseguir comprar a tempo.
2. Tenha uma visão geral
Evite colocar o que você tem na sua lista diretamente na mala, arrume tudo na cama ou no sofá.
Nesta fase, vem o passo fundamental: agora que tem tudo à sua frente, você ficará surpreso ao ver como, em última análise, várias coisas que pareciam essenciais podem facilmente ficar em casa.
3. Escolha a mala certa
Prática companheira de viagem, a mala certa deve conter tudo o que você precisa. É fundamental que esta seja escolhida com cuidado, de acordo com o tipo de destino e o meio de transporte que se pretende viajar.
Seja de material macio, semirrígido ou rígido, o importante é que ela consiga atender as necessidades de capacidade, resistência, conforto e uso.
- As malas pequenas são adequadas para viagens curtas e desde que estejam dentro das dimensões impostas para bagagem de mão, podem ser transportadas consigo na cabine do avião, por exemplo.
- Já as médias e grandes são indicadas para férias prolongadas, quando é necessário transportar várias peças de roupa durante uma ou mais semanas e ainda mais quando se viaja em família, talvez com crianças. O espaço nestes casos nunca parece suficiente, e contar com uma boa capacidade, é essencial para se organizar itens da melhor forma possível.
4. Nécessaires
Uma das primeiras coisas a preparar, seja qual for a viagem, são as nécessaires, que devem conter maquiagens (se for o caso), e itens imprescindíveis para a higiene diária.
Escova de dentes, pasta de dente, gel de banho, shampoo e condicionador, coloque-os em recipientes especiais em pequenas quantidades, mas suficientes para os dias que estiver viajando.
Se viajar de avião, de fato, por questões de segurança respeite os limites impostos à quantidade de líquidos permitidos a bordo.
5. As roupas
Uma dica importante na hora de organizar a mala de viagem é se atentar as roupas. Opte sempre por peças com cores neutras e básicas. Além disso:
- Dê preferência à trajes de banho e roupas leves. Avalie o conforto e praticidade dos itens durante o tour pelo litoral;
- Escolha tecidos que não amassam facilmente;
- Dê preferência a peças e roupas de cores curingas, tais como o preto, branco, ou marrom, por exemplo;
- Já os calçados, escolha os pares mais confortáveis, leves e que você possa usá-los em qualquer ocasião.
6. Use sacolas organizadoras de malas
Usar estas sacolas pode nos fazer parecer excessivamente organizados, mas nunca é o suficiente quando se trata de arrumar as malas. Os sacos organizadores ajudam muito a economizar espaço na mala e a não bagunçá-la toda vez que precisar pegar algum item.
Você pode ainda usá-los para classificar suas roupas em categorias e colocar as íntimas e meias separadamente, para evitar que se espalhem na mala.
7. Escolha um método de dobragem
Por vezes, para poupar espaço, pode ser muito cómodo enrolar a roupa: este sistema ajuda a aproveitar cada centímetro quadrado do espaço disponível e a não amarrotar os tecidos.
Funciona bem para uso casual, incluindo jeans, malhas e tecidos sintéticos. Já roupas que amassam, devem ser colocadas por cima, como por exemplo peças de seda ou mesmo camisetas.
8. Sacos para roupas sujas
Quando você está fora de casa, algo que ajuda a manter a mala organizada durante toda a viagem, são os sacos para armazenar as peças sujas. Além disso, lembre-se também de embalar os sapatos em saquinhos de pano ou plástico, para evitar assim que a sujeira manche as outras roupas.
9. Carregadores, fios, fones de ouvido, etc.
Ao invés de guardar acessórios jogados em um canto da mala, acople tudo (fones de ouvido, carregadores, adaptadores etc.) em saco plástico que feche bem.
Optar pelo transparente, você terá a vantagem de reconhecer facilmente a embalagem sempre que precisar, o que pode ser muito prático durante a viagem.
Considerações finais
A forma como você faz as malas têm um papel relevante no sucesso de uma viagem. Afinal, férias são feitas para diversão e descontração e organizar a bagagem não pode virar motivo de nervosismo e estresse.
Espero que essas dicas possam te ajudar a completar a missão de arrumar a sua mala de viagem, sem se esquecer de nada, para que assim o seu passeio seja prazeroso do início ao fim.