.Como imaginar que uma área repleta de manguezais, longe do centro da cidade e, inicialmente, de difícil acesso poderia se tornar um dos melhores e mais procurados bairros do Rio Janeiro? Sim, a Barra da Tijuca mostrou que isso é possível.
Hoje, conhecida por ser um grande centro financeiro, hoteleiro e de entretenimento do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca já foi um lugar esquecido e de certa forma abandonado pela população. Não possuindo um solo adequado para criação de gado e inapropriado para o plantio, a região apresentou um crescimento tardio. Sendo impulsionado apenas na gestão do governador Negrão de Lima em 1969.
O político solicitou ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa um plano urbanístico e estratégico para a região, o Plano Piloto da Barra da Tijuca. O projeto seguiria o mesmo sistema implementado no Plano Piloto de Brasília, também desenvolvido pelo arquiteto, com grandes avenidas e espaços abertos.
A Barra começava então a cair no gosto popular
Apesar da iniciativa, o bairro ainda não tinha caído no gosto popular. No entanto, a história começou a mudar com a construção da Autoestrada Lagoa-Barra. Com a redução da dificuldade de acessar a Barra, o bairro começou a se desenvolver mais rapidamente. E assim, passou a se destacar como uma das localidades mais promissoras do Rio de Janeiro.
Dessa forma, a urbanização da orla da praia da Barra da Tijuca e a inauguração do Barra Shopping foram mais dois marcos que impulsionaram a explosão demográfica da região. Com condomínios residenciais, escolas, universidades, hospitais e parques, o bairro se consolidava como queridinho da população de média e alta renda.
Com isso, demorou pouco para que as redes hoteleiras também vissem o potencial da região. A atratividade de possuir a maior praia do estado do Rio de Janeiro em meio a um dos mais modernos centros urbanos do Brasil, tornava a Barra um destino perfeito para turistas nacionais e internacionais.
Hoje, a Barra da Tijuca se destaca como principal centro de entretenimento e lazer do Rio de Janeiro. Além de todas suas belezas naturais, a casa do festival Rock in Rio recebe constantemente diversas atrações musicais e esportivas, o bairro está mais do que preparado para atender a todos os gostos.
Localização e transporte
A Barra da Tijuca se encontra na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, sendo completamente conectada por um sistema de trânsito rápido chamado de BRT. Nele, os ônibus utilizam uma faixa exclusiva para se locomover de forma mais veloz e eficiente.
A estação Jardim Oceânico do metrô permite a conexão fácil com outros bairros, principalmente da Zona Sul. Além disso, a Barra possui diversos pontos de taxi que facilitam o trânsito por toda a região.
Em relação aos principais aeroportos da cidade, o bairro está a cerca de 35 km do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) e 25 km do Aeroporto Santos Dumont. Além disso, o Aeroporto de Jacarepaguá está localizado em uma das avenidas mais conhecidas do bairro, a avenida Ayrton Senna. Apesar de não atender uma grande quantidade de rotas, já é possível realizar a ponte aérea Rio-SP pelo aeroporto.