Início » Complexo BarraShopping: um marco na história da Barra

Complexo BarraShopping: um marco na história da Barra

Entenda a relevância do empreendimento que marcou a história da Barra

por Bruno Mendes
2 comentários

Se a Barra está entre os fortes destinos de lazer do Rio de Janeiro, muito se deve aos shopping centers, principalmente ao BarraShopping. Além de ser o principal centro comercial do bairro, o estabelecimento é parte de um dos maiores complexos de compras, lazer, comércio e negócios da América Latina.

Pois é, embora não seja mais o único shopping em um dos bairros que possui maior peso econômico no Rio, o empreendimento ainda exerce grande protagonismo no estado em razão da oferta de serviços e lazer.

Passear, comprar presentes e ir ao cinema, são algumas das possibilidades no shopping, mas as opções vão além destas. No complexo, que simboliza e até faz parte do desenvolvimento da Barra, é igualmente viável realizar consultas médicas, trabalhar em escritórios e assistir aulas em universidade. Por isso, o local é tão útil aos moradores do Rio.

Nos tópicos abaixo, confira relevantes informações sobre o Complexo BarraShopping  e saiba como chegar lá de carro ou transporte público. Vale compreender porque o local é parte da rotina não apenas de barrenses, mas de moradores de todas as partes do Rio.

O Complexo BarraShopping

O BarraShopping foi inaugurado em 1981 e após amplas expansões ao longo dos anos, tornou-se referência em termos de grandeza e inovação em todo o país. São mais de 700 lojas, alocadas em área de 1,2 km quadrados em um mix de comércios, restaurantes, lazer e serviços diversos. Atualmente, o Complexo BarraShopping integra o polo de lojas com Centros Médicos, o New York City Center, o Centro Empresarial BarraShopping e o Shopping VillageMall.

BarraShopping vista aérea

BarraShopping (Imagem: site Multiplan)

Os lugares apresentam requinte arquitetônico e contam com projetos paisagísticos modernos que alinham beleza e conforto, transmitindo comodidade a todos os clientes. Por isso, nas visitas ocasionais ou mesmo diárias, é fácil sentir prazer ao caminhar por corredores largos com iluminação natural. Mas é evidente que em muitos casos, as idas ao shopping vão além de meras caminhadas, né? Assim, saiba mais sobre os estabelecimentos que fazem parte do Complexo BarraShopping.

Centro Médico

Moderno Centro Médico do BarraShopping.

Centro Médico do BarraShopping (Imagem: site BarraShopping)

O Centro Médico do BarraShopping possui mais de 50 clínicas especializadas, emergência pediátrica aberta 24 horas e laboratório. Com duas unidades, o Centro Médico I (segundo andar) e o Centro Médico II (segundo andar perto das portarias A e B e no nível Lagoa), o empreendimento ainda é equipado com centro de convenções usado para palestras, conferências, seminários e cursos.

Centro Empresarial BarraShopping

Centro Empresarial Barra Shopping na área externa

Centro Empresarial do BarraShopping: grande, organizado e moderno (Imagem: site Centro Empresarial BarraShopping)

Ligado ao BarraShopping por uma passarela de 200 metros, o Centro Empresarial foi inaugurado em 2001 e tem 11 prédios em que funcionam a Universidade Estácio de Sá e empresas de pequeno, médio e grande porte. Em mais de 67 mil metros quadrados também estão instaladas uma praça de alimentação e jardins bem cuidados nas proximidades das edificações.

New York City Center

Estátua da Liberdade, um símbolo do New York City Center.

New York City Center (Imagem: Flickr -A Photo Alexandre Macieira)

A réplica da Estátua da Liberdade que chama a atenção de quem passa pelo New York City Center é apenas um dos atrativos dessa estrutura que abrange o Complexo BarraShopping. Desde 2003, o espaço, conectado ao BarraShopping, atrai milhares de visitantes com os bares, choperias, restaurantes, academia, lojas de departamento e o cinema UCI com suas 18 salas.

VillageMall

Grifes nacionais e internacionais (Imagem: site Multiplan)

O Shopping VillageMall possui 90 lojas e é especializado no mercado de luxo, com grifes internacionais e nomes do varejo brasileiro. Aberto em 2012, o centro comercial fica ao lado do Centro Empresarial BarraShopping e atende aos frequentadores com restaurantes de alto padrão, quatro salas de cinema e o Teatro Multiplan. Entre as lojas, estão nomes como Empório Armani, Gucci, Louis Vuitton, Prada e Apple.

Quem circula diariamente pela Avenida das Américas entende a imponência do complexo BarraShopping, mesmo em uma região já preenchida por outros shoppings e dezenas de centro empresariais. Assim, é pertinente associar à urbanização da Barra da Tijuca ao surgimento do shopping e ao seu crescimento ao longo de quatro décadas.

O próximo tópico mostra um pouco da importância do shopping para o bairro.

O impacto do shopping na Barra da Tijuca

Nos primeiros anos da década de 1980, os terrenos vazios predominavam na Barra da Tijuca. Dificilmente empreendedores sentiam segurança para abrir comércios em uma região ainda pouco habitada e com pouco infraestrutura urbana. Ainda assim, no dia 27 de outubro de 1981, a empresa Multiplan inaugurou o BarraShopping.

Primeiro shopping do bairro, o empreendimento foi um divisor de águas nesse pedaço da Zona Oeste carioca que estava longe de ser o epicentro da diversão que se tornou em anos posteriores. Graças às lojas interessantes e às atividades de lazer, o local atraiu moradores de diversos cantos e se tornou o queridinho de milhares de famílias no Rio de Janeiro.

Inauguração do BarraShopping

Abertura do shopping (Imagem: site BarraShopping)

Como consequência do sucesso, em 1982, aconteceu a primeira expansão e surgiu o Nível Lagoa, e um espaço dedicado à diversão das crianças. Em 1985, foi criado o Barra Port, e, em 1987, o Barra Bowling, o primeiro boliche da Barra. Outras expansões aconteceram em períodos seguintes e tanto o shopping quanto a Barra, tornaram-se símbolos de modernidade e sucesso no Brasil inteiro.

Hoje em dia é impossível deixar a Barra da Tijuca de fora dos melhores programas turísticos do Rio, concorda? Do mesmo modo, o bairro é sempre lembrado por ter um dos mais altos IDH‘s da cidade e por todo o sucesso imobiliário.

Se há mais de 40 anos quase tudo no bairro era mato, hoje a história é outra e o BarraShopping tem grande destaque nesse conjunto de transformações.

Crescimento do BarraShopping

Expansão em 1982 (Imagem: site BarraShopping)

Quer saber mais sobre esse point protagonista do lazer e local certo para comprar presentes ou itens pessoais? Continue a leitura!

Serviços e lazer

Em lojas como C&A, Lojas Americanas, Ponto (Frio), Magazine Luiza, Leader, Di Santinni, First Class, Dudalina, Agatha, Anacapri, Vivara e tantas outras, dá para comprar o produto desejado com facilidade. Além de amplas opções de comércio, o shopping tem corredores largos e boa acústica, o que facilita a circulação e torna o passeio agradável e nada cansativo, mesmo naqueles dias cuja impressão é que a cidade inteira está lá fazendo compras. Principalmente, em dias chuvosos, quando, inegavelmente, o shopping é uma das principais opções de lazer do carioca.

Lojas do BarraShopping

O shopping é movimentado, mas é amplo e confortável (Imagem: site Multiplan)

Para alegria da criançada, adolescentes e até dos crescidinhos, o BarraShopping também ganha MUITOS pontos no quesito lazer, afinal, as opções são especiais. O HotZone destaca-se com 250 brinquedos como fliperamas, pinballs, simuladores modernos e até uma montanha russa com pista de 175 metros. Tem mais! Atrações como Barra Kids, o Barra Bowling e o cinema UCI do New York City Center, claro, enchem o coração de quem procura um passatempo entre as compras ou mesmo só vai ao shopping com o objetivo de se divertir nesses playgrounds.

Gastronomia

O BarraShopping presenteia cada visitante com excelentes opções gastronômicas em suas praças de alimentação. Seja para um lanche simples ou uma refeição completa, não faltam lugares interessantes.

Praça de alimentação (Imagem: Baggio e Carvalho Engenharia)

O Burger King, Madero, KFC, Mcdonalds, Outback, Fogo de Chão, Vivenda do Camarão, La Mole e Casa da Empada são alguns dos points gastronômicos com variados cardápios. Caso você não abra mão de um cafezinho, locais como o Starbucks, o Fran’s Café e o Havanna merecem a sua atenção.

Embora, em muitos casos, paramos na praça de alimentação para matar a fome depois de compras, é um privilégio aproveitar as opções para um almoço ou jantar especial. Sendo assim, vale incluir o shopping na lista de lugares indicados para comer bem na Barra.

5 Curiosidades sobre o BarraShopping

É claro que passagens curiosas fazem parte da história do BarraShopping. Portanto, que tal conhecer algumas delas? É para já!

  1. O nome seria outro: Até perto da inauguração, mais precisamente até julho de 1981, o nome do BarraShopping seria Shopping Center da Barra. Contudo, a poucos meses da inauguração, escolheram o nome atual.
  2. BarraShopping no Guinness Book: em 1994, o shopping entrou no Livro dos Recordes ao apresentar como enfeite de Natal a reprodução de um sino com efeito de luzes de 153 metros de altura. Incrível!
  3. Monotrilho: no ano de 1996, foi inaugurado um monotrilho que propunha facilitar o deslocamento pelo Complexo do BarraShopping. Porém, o serviço deixou de existir no ano 2000.
  4. Cirque du Soleil: a primeira apresentação do cultuado circo canadense no Brasil aconteceu no BarraShopping, em 2006.
  5. Pioneirismo das Lojas Americanas: a primeira filial da loja em um shopping do Rio de Janeiro foi no BarraShopping.

Em suma, os holofotes estão apontados para o BarraShopping desde o início. Um marco na história da Barra da Tijuca.

Como chegar

A Avenida das Américas é movimentada em distintos momentos do dia, mas não é difícil chegar ao BarraShopping de carro ou transporte público. Quer dicas? Vamos lá.

De carro

Cortado por avenidas extensas e largas, a Barra da Tijuca é um bairro de fácil deslocamento a partir de diferentes pontos da cidade. Para chegar ao BarraShopping saindo da Zona Sul, deve-se guiar pela autoestrada Lagoa Barra e seguir pelo Elevado de Joá. Depois, basta conduzir pelas avenidas Min. Ivan Lins, Armando Lombardi e Avenidas das Américas até o destino.

Para quem parte do Aeroporto Internacional do Rio (Galeão) e de bairros da Zona Norte ou Jacarepaguá, o melhor caminho para chegar ao BarraShopping de carro, é pela Linha Amarela. No fim da via expressa, é só seguir pela Avenida Ayrton Senna e emendar na Avenida das Américas. Prontinho.

Para facilitar o caminho, é uma ótima ideia ligar o Waze ou o Google Maps.

Viu? Ainda que o trânsito seja intenso em determinados horários, é moleza chegar ao shopping.

De ônibus

Há várias linhas de ônibus que passam ou tem como ponto final o BarraShopping. De todo modo, é mais rápido chegar ao destino de BRT, descendo na Estação BarraShopping, que fica em frente a entrada principal.

Endereço do BarraShopping

Avenida das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca – CEP: 22640-102 – Rio de Janeiro – RJ.

Horário de funcionamento

Lojas: segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 13h às 21h.

Praça de alimentação e restaurantes: segunda a sábado das 10h às 23h e domingo das 12h às 22h.

Correios: segunda a sexta 10h às 20h.

Não dá para imaginar a Barra da Tijuca sem o Complexo BarraShopping, não é mesmo?

Compartilhe conosco nos comentários a sua impressão sobre o BarraShopping e informe como o empreendimento marcou a sua vida!

                                                             

Você vai gostar disso:

2 comentários

Avatar
Cláudio Roberto Gomes da Cunha março 1, 2023 - 10:23 am

Parabéns pelo histórico , participei intensamente da construção , desde o início em 1/04/1980 até o final de 2008 na revitalização do New York com interligação com o Mall do Barrashopping. Passear pelo Mall é uma viagem ao passado onde todos sentem a energia positiva que existe neste maravilhoso ,empreendimento, idealizado pelo Dr Peres .
Engenheiro Cláudio Cunha.

Reply
Avatar
Matheus Cosenza janeiro 10, 2024 - 2:15 pm

Caramba que legal Claúdio! Você faz parte da história. Parabéns!

Reply

Deixe um comentário