Início » Tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem

Tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem

Siga as nossas dicas para planejar a sua viagem dos sonhos!

por Samyla R.
0 comentário

Há quem recorra às agências de turismo na hora de planejar uma viagem, mas há quem prefira fazer tudo de forma independente.

Da seleção dos documentos, à reserva de hospedagem e transporte, são todos passos importantes. Afinal, se tudo não estiver devidamente organizado, corre-se o risco de não desfrutar das férias como se esperava. Um verdadeiro banho de água fria!

No post de hoje, trouxemos tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem perfeita. Confira abaixo!

5 dicas para planejar uma viagem

1.      Escolha o seu destino e duração

Planejar uma viagem, antes de tudo, significa estabelecer qual será o seu destino: você terá que escolhê-lo com base no tempo que tem disponível e no período do ano em que pretende sair de férias.

Seria inútil ir para o outro lado do mundo por alguns dias, ou organizar férias rápidas quando você tem um bom mês de folga do trabalho.

Além disso, informe-se bem sobre o destino pretendido, consulte blogs e sites de viagens. Descubra as experiências de outros viajantes, eles lhe darão ideias, conselhos práticos e sugestões úteis para o planejamento da sua viagem.

E se tratando de Rio de Janeiro e, em especial, Barra da Tijuca, pode contar conosco do Na Barra da Tijuca. Vamos sempre tentar te trazer as melhores dicas e eventos que ocorrem por aqui. Fique ligado!

2.      Calcule o orçamento

A organização de uma viagem não pode ultrapassar o valor disponível. Portanto, ter uma ideia do custo total permitirá que você ajuste o orçamento de acordo com suas necessidades. Questione-se:

  • Quanto vai custar para chegar ao local escolhido?
  • Quanto pretendo gastar com hospedagem e alimentação?
  • Farei passeios turísticos no local?
  • Quanto tempo posso ficar longe de casa?

Responder a todas essas perguntas te ajudará a entender qual será o montante necessário para se ter as férias perfeitas.

3.      Planeje o itinerário e quaisquer atividades

Escolhido o destino e estabelecido o orçamento disponível, para organizar a sua viagem da melhor forma, decida qual será o seu itinerário.

Planejar etapas ou atividades com antecedência permitirá que você tenha uma experiência totalmente adaptada aos seus interesses, e ao voltar para a casa, ter a certeza que visitou todos os locais previamente planejados.

4.      Reserve a hospedagem e transportes

O ideal é reservar a sua hospedagem antes de partir, incluindo meios de transporte (especialmente se decidir alugar um carro ou moto). Isto evitará que você perca um tempo precioso e, provavelmente, gaste mais do que planeja.

Chegar em uma cidade desconhecida, sem saber onde dormir fará com que você aproveite menos as férias, pois terá um obstáculo a superar antes de poder relaxar.

Além disso, destinar um tempo para a pesquisa de alojamento e locomoção, te fará economizar dinheiro graças a ofertas e oportunidades constantemente disponibilizadas pelas plataformas de marketplace de viagens.

5.      Faça as malas

Já fez todo o planejamento e agora só falta fazer as malas para partir? Um momento bastante amado, mas que também provoca estresse pelo receio de se esquecer algo fundamental.

Fazer as malas é uma arte que se aprende com o tempo, no entanto, algumas indicações gerais são sempre úteis:

  • Leve pouca bagagem: é sempre melhor levar pouca roupa, e dar preferências para as peças coringas e confortáveis;
  • Fique atento ao clima: informe-se sobre as temperaturas que encontrará ao chegar para evitar surpresas desagradáveis.
  • Mala de bordo ou mochila: dependendo do tipo de viagem que fizer, escolha a mala mais adequada. As de bordo são mais confortáveis de se utilizar, já para as viagens mais aventureiras, uma mochila grande é, sem dúvida, a melhor escolha.
  • Fique atento aos limites de peso: se for viajar de avião, informe-se com antecedência sobre os limites de peso da mala a ser despachada. Se exceder o peso permitido, terá de pagar um valor extra. Cada companhia aérea tem suas próprias regras, então consulte diretamente o site delas.

Considerações finais

Viajar por conta própria tem muitas vantagens: você economiza dinheiro, é divertido, e te dá maior autonomia de escolher quantos dias ficar, quais cidades visitar, onde se hospedar e como se locomover.

O importante, porém, é aproveitar ao máximo esse momento único, sem complicações ou imprevistos, mas para isso é preciso ter atenção quanto às etapas de organização e planejamento. Afinal, são muitas as variáveis a se considerar para, de fato, ter uma viagem relaxante e prazerosa.

Então, gostou das dicas do post de hoje como planejar uma viagem? Deixe nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. Até a próxima!

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário