Início » Cidades das Artes: conheça esse grande centro cultural na Barra

Cidades das Artes: conheça esse grande centro cultural na Barra

Maior complexo cultural da América Latina, a Cidade das Artes é referência em artes, arquitetura e desenvolvimento social

por Sara Urquhart
0 comentário

Projeto ousado que desafiou as expectativas, a Cidade das Artes tem como intuito levar cultura a todas as esferas da sociedade. Sem dúvida, uma aposta de desenvolvimento cultural, para inovar, impulsionar e se tornar referência nas artes nacionais. Na verdade, a Cidade das Artes é o maior complexo cultural de toda América Latina, não apenas do Brasil. Incrível, não é mesmo?

Ainda mais, o projeto é um marco em outras áreas também, como um símbolo da arquitetura pós-moderna. Sem contar a mega infraestrutura que abrange música, teatro, cinema, fotografia e todo e qualquer tipo artístico para o público pago, mas também gratuito, com fins sócio-educacionais. Confira, a seguir, todas as características e detalhes sobre esse belo projeto que o Na Barra da Tijuca compilou para você.

Cidade das Artes

A beleza da Cidade das Artes encanta (Imagem: Instagram @cidadedasartes_)

Cidade das Artes: informações técnicas

Inaugurada em 2013, as obras da Cidade das Artes demoraram cerca de 2 anos para serem concluídas. Com exatos 87.400 m², a estrutura foi concebida pelo arquiteto francês Christian de Portzampar e é um marco da arquitetura pós-moderna, erigida 10 m acima do chão. 

Sob a administração da Prefeitura do Rio de Janeiro, o complexo está em uma posição central na Barra da Tijuca, logo na entrada do bairro. Há poucos metros do BarraShopping, a estrutura quase monumental é impossível de passar despercebida, na principal via de acesso, Avenida das Américas Nº 5.300. 

Grande Sala, na cidade das artes (Fonte: Prefeitura do Rio)

Grande Sala, na cidade das artes (Imagem: Prefeitura do Rio)

O complexo se divide em salas de exibição artística, galerias, restaurantes, bistrôs, tais quais: 

  • Em primeiro lugar, a Grande Sala, com capacidade para pouco mais de 1200 pessoas; 
  • Em seguida, o Teatro de Câmara, com estrutura para 450 pessoas e duas configurações cênicas diferentes;
  • A sala Eletroacústica;
  • Salas multiuso;
  • Sala de leitura, com atividades gratuitas, como contação de histórias, saraus, encontro com autores. E a maior parte dos eventos, gratuitos.
  • Galeria de arte e,
  • Um lounge de convivência com um camarins integrados.

Além disso, o design e decoração do espaço externo conta com um espelho d’água, grandes velas e paredes de concreto. E, um estacionamento para cerca de 750 veículos. 

Teatro de câmara, cidade das Artes (Fonte: Rio Film Commission)

Teatro de câmara, cidade das Artes (Imagem: Rio Film Commission)

No primeiro andar, na chamada Esplanada Luiz Paulo Horta, ficam a bilheteria, amplas áreas livres de convivência e as principais instalações mencionadas anteriormente. E a tecnologia de construção das salas prezou pelo isolamento acústico, com qualidade internacional realizada pelo famoso engenheiro de som, especializado em acústica, o chinês Xu Yaing.

Bibi Ferreira

Em 2020, a Lei nº 6.812, dos vereadores Cesar Maia e Carlo Caiado, deu o nome da artista a Cidade das Artes. Assim, o complexo cultural passa a se chamar Cidade das Artes Bibi Ferreira

A homenagem póstuma se deve ao fato de que Bibi Ferreira é considerada uma das grandes damas do teatro nacional. Filha de Procópio Ferreira, um dos principais dramaturgos nacionais, do século passado, e da bailarina argentina Aída Izquierdo, Bibi tem um extenso currículo nas artes. 

Colunas e paredões de concreto na Esplanada da Cidade das Artes (Fonte: Christian de Portzampar website)

Colunas e paredões de concreto na Esplanada da Cidade das Artes (Imagem: Christian de Portzampar website)

Desde criança participou de grandes produções teatrais, como na peça Manhãs de Sol, do autor Oduvaldo Vianna. Foi bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e atriz de peças de clássicos da literatura, como Homem de la Mancha (Don Quixote), nos anos 80, que garantiram a ela os prêmios Mambembe e Molière.

Com extrema longevidade, a atriz veio a falecer apenas em 2019, com 95 anos de idade, no Flamengo, Rio de Janeiro. Por isso que a devida homenagem foi amplamente aceita, tornando todo o complexo cultural em lembrança do valor de um grande artista.

Galeria de Artes, com arquitetura pós-moderna (Fonte: Arch Daily)

Galeria de Artes, com arquitetura pós-moderna (Imagem: Arch Daily)

Maquete Lego do Rio de Janeiro na Cidade das Artes

Uma exposição muito interessante que há no complexo é a da maquete Lego, presenteada ao Rio, pela empresa, em homenagem a ter sediado as Olimpíadas de 2016. Uma esforço conjunto de três filiais da fábrica da Lego construíram uma maquete que replica com exatidão 25 monumentos da cidade do Rio de Janeiro. 

Assim, simultaneamente, as fábricas dos Estados Unidos, República Tcheca e Dinamarca construíram a maquete que conta com mais de 30 m² e quase 1 metro de altura. São 947 mil peças Lego que reproduzem os principais monumentos da cidade, a saber: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Copacabana Palace. Igualmente, o calçadão de Copacabana, o Arpoador, calçadão de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, a Floresta da Tijuca, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, o Parque Olímpico do Rio. 

Além disso, o Parque Radical e de Madureira, bem como o Estádio Olímpico Nilton Santos – o Engenhão -, a Igreja da Penha, a Avenida Brasil / BRT, o Estádio do Maracanã, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A Praça Mauá, os Arcos da Lapa, o VLT, o Aterro do Flamengo, a Comunidade Dona Marta e, por fim, a Catedral Metropolitana. 

Maquete Lego Rio de Janeiro

Exposição permanente da maquete Lego, do Rio de Janeiro (Imagem: Instagram Cidade das Artes)

Abry Rio Gastrobar

Para fechar o passeio com chave de ouro, a Cidade das Artes ainda tem um bistrô gastrobar com opções deliciosas, desde almoço, brunch, café da tarde, etc. O Abry Rio tem um cardápio variado de dar água na boca e funciona todos os dias, de 10 às 18 horas, no 2º piso do prédio.

Delicioso camarão com molho thay, do Abry Rio gastro bar, na Cidade das Artes (Fonte: Abry Rio Instagram)

Delicioso camarão com molho thay, do Abry Rio gastrobar, na Cidade das Artes (Imagem: Abry Rio Instagram)

Bom, agora que você conhece todos os detalhes desse imponente projeto, bem no meio da Barra da Tijuca, com toda a certeza, precisa visitar. E experimentar momentos de arte e boa gastronomia. Aproveite!

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário