Início » Chinelo, o calçado oficial do carioca

Chinelo, o calçado oficial do carioca

Coloque o chinelo no pé e aproveite muito o Rio no melhor estilo carioca de ser

por Matheus Cosenza
0 comentário

Quem visita o Rio de Janeiro e a Barra da Tijuca, as vezes se espanta com a informalidade dos cariocas, já que é possível ver pessoas de chinelo em todos os cantos, de diversas marcas e modelos, para todos os estilos. É algo que faz parte da rotina do carioca, da cultura, dos costumes e hábitos. E, os cariocas são sem dúvida alguma, apaixonados por chinelos.

Não é comum nos outros estados do país, ver pessoas andando de chinelos em lugares como o shopping, por exemplo, mas no Rio isso é extremamente normal, sem medo e sem julgamentos.

A moda do chinelo

A moda considera o chinelo como sendo um calçado para uso dentro de casa, para praias e piscinas, mas não em ambientes públicos, eventos ou qualquer outro local que esteja fora do padrão. Analisando isso, o Rio e a Barra trazem uma pegada mais leve a moda, desobrigando o constante padrão a ser seguido. Ou seja, por aqui, andar de bermuda/shorts e chinelo, é algo que pode ser feito sem medo de receber olhares de julgamento. Na verdade, o estranho é não estar de chinelo.

O chinelo, considerado o calçado oficial do Rio de Janeiro, mostra que todos podem estar à vontade como desejarem. Se sentindo livre e deixando os pés respirarem, já que o estado leva ao pé da letra o fato de estar em um “país tropical”, como diz a canção de Jorge Ben Jor.

Coloca o chinelo e vai curtir o Rio

Morar no Rio é estar livre de padrões, de preceitos que determinam o que você pode ou não usar. O chinelo, é moda sim! E tem para todos os gostos, são modelos que se adequam a diferentes necessidades, muitos com um conforto incrível. E para se ter uma ideia, o Rio é considerado o grande local de vendas da marca de chinelos Havaianas. É como diz em sua publicidade “Todo mundo usa”, e isso é mais do que um fato na cidade do Rio de Janeiro e no bairro da Barra da Tijuca.

“Cariocando” a todos

Turistas que visitam a cidade e se deparam com o visual mais despojado e “livre” dos cariocas. Assim, tomam gosto e experimentam essa liberdade, mesmo tendo um “pé atrás” no início. Mas como o chinelo é um calçado, assim como todos os outros, seu uso é mais do que aceitável. Para qualquer lugar e a qualquer hora, basta querer usar. É uma verdadeira sensação de liberdade!

Sendo uma cidade com grande fluxo turístico, principalmente por suas praias que impressionam a todos ao redor do mundo, a Cidade Maravilhosa influencia e passa um pouco dos seus costumes a cada visitante que passa por aqui. E, é inegável, que uma das primeiras “carioquices” que os turistas se apropriam é o uso do amado chinelo.

Só bota o chinelo e vai

Sair da praia e ter a liberdade de ir a um restaurante, ao shopping, ao cinema, barzinho ou qualquer outro local, sem necessidade de uma roupa de gala, é o que muitas pessoas curtem e aproveitam na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, os chinelos podem ser incorporados a diversos looks diferentes, com muito estilo e modernidade. Sempre deixando o visual mais despojado, deixando a pessoa mais leve e tranquila para curtir um dia de sol na cidade.

Os modelos mais novos, são como sandálias, conhecidos como Slides. E trouxeram um ar mais jovial e sofisticado ao chinelo mais tradicional. Essa mudança tornou ainda mais possível, o seu uso em ambientes inesperados. Por exemplo, em um casamento, já que no Rio, considerando o calor e todo o clima tropical da cidade, é difícil estar feliz em ter que usar um sapato social. Então, chinelos, das mais diversas formas e modelos, são, sempre foram, e com certeza, sempre serão, o calçado mais amado pelos cariocas.

chinelo

Da até para usar no casamento!

Permitir ter essa liberdade aos pés, é entender o mal que o uso constante de saltos e sapatos sociais fechados podem trazer a parte do corpo que sustenta todo o restante. É simplesmente valorizar quem estabiliza todo o resto, dar a chance dos pés respirarem e estarem livres.

Então, traz o seu chinelo ou não deixe de comprar um logo quando chegar por aqui. Nós do Na Barra da Tijuca temos certeza que será um dos itens mais usados durante toda viagem.  Se aproprie dessa característica carioca e venha curtir muito a cidade!

Você vai gostar disso:

Deixe um comentário