A CBF Barra da Tijuca é a entidade máxima do futebol brasileiro e sua sede fica no Rio de Janeiro. Sua sigla é de Confederação Brasileira de Futebol e lidera e promove a prática do esporte no país.
Certamente você já ouviu a sigla CBF em alguma transmissão futebolística ou em anúncios de eventos esportivos. Afinal, é a grande responsável pelos jogos e competições nacionais, seja na categoria de profissionais ou de base.
Se é a primeira vez que está lendo sobre o assunto, entenda melhor o que é a CBF. Além disso, confira seu endereço e descubra se é possível visitar o local e se há alguma programação especial.
✔️ Leia também: Saiba onde assistir aos jogos da Copa na Barra da Tijuca
O que é a CBF?
CBF é a sigla para Confederação Brasileira de Futebol e lidera, promove e fomenta a prática esportiva no Brasil. Portanto, faz a gestão das Seleções Brasileiras e organiza toda a estrutura em competições nacionais e profissionais.
A CBF Barra da Tijuca iniciou as atividades em agosto de 1916 e fazia parte da CBD, a Confederação Brasileira de Desportos. Assim, a entidade tinha o compromisso com o desenvolvimento desportivo no país.
Em 1923, a CBD foi admitida a FIFA, Federation International de Football Association, o órgão máximo na gestão de futebol de todo o mundo. Com isso, a atuação nacional se sedimentou como uma das maiores potências em todo o mundo.
Para atender as normas da FIFA, o futebol brasileiro passou por inúmeras modificações. Então, em 24 de setembro de 1979 a CBF é criada, com o objetivo de garantir o fomento e a gestão única.
A Confederação é responsável pela expansão das atividades e hoje em dia é responsável pelo planejamento, coordenação e execução das principais atividades e eventos relacionados ao futebol no país.
Uma das responsabilidades da CBF é a administração da Seleção Brasileira de Futebol Masculino e Feminino. Bem como, cuida das categorias de base das seleções nacionais. Aliás, hoje em dia há 17 torneios sendo gerenciados pela entidade.
Onde fica a sede da CBF Barra da Tijuca?
Desde 2014 há uma unidade da CBF Barra da Tijuca. Então, fica na avenida Luís Carlos Prestes, 130. Dessa forma, possui um edifício planejado para abrigar todos os componentes da Confederação.
A sede abriga as atividades administrativas da CBF e comporta grandes eventos, como a convocação das eleições, cursos, treinamentos, sorteios envolvendo atividades da Confederação e o Museu Seleção Brasileira.
É possível visitar a CBF?
Não há dúvidas que os apaixonados por futebol querem visitar a CBF e é possível. Mas, apenas o Museu Seleção Brasileira está aberto para visitação da população. Assim, as demais áreas são restritas para funcionários e convidados.
Quais os horários de funcionamento da CBF Barra da Tijuca?
Os visitantes podem conferir o Museu de segunda a domingo, das 9h às 17h. Porém, o último horário de entrada se dá às 16h30, para que dê tempo de concluir a visita. Por fim, vale lembrar que em datas comemorativas pode haver alterações.
Conheça o Museu da CBF
Um dos grandes atrativos da CBF Barra da Tijuca é o Museu, que fica na sede da entidade, na Barra da Tijuca. Ele está aberto à visitação todos os dias, das 9h às 17h, e o ingresso custa R$ 22, com redução de valores para idosos e estudantes. Além disso, crianças menores de 7 anos, professores da rede pública e pessoas com necessidades especiais não pagam.
No tour, os visitantes começam conhecendo a origem da Seleção Brasileira. Portanto, podem ver todos os uniformes já vestidos pelos jogadores. Em seguida, há 16 telas interativas contando toda a história do esporte no país.
Próximo às telas, os visitantes podem ouvir as narrações de gols do Brasil, de amistosos de 1919 até os dias de hoje. Então, apaixonados pelo esporte ou por rádio podem viver um momento único.
A seguinte sala é a de troféus, com pelo menos 190 exemplares. Assim, possui telões sensoriais, com a história brasileira nas grandes competições. Bem como, a projeção de uma seleção de 20 jogadores, entre eles, Pelé, Zico, Roberto Carlos e Rivaldo.
Na CBF Barra da Tijuca ainda há uma sala com os cinco troféus conquistados em mundiais, respectivamente de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Depois é a vez do “Planeta Brasil”, que conta com uma bola interativa para que o visitante escolha um país e veja como foram os confrontos entre eles e a Seleção Brasileira.
Outro espaço é o CBF Immerse, no qual o visitante é colocado dentro da Seleção Brasileira. Portanto, com uma óculos de realidade virtual, você pode cantar o hino, ver o vestiário e até assistir a uma coletiva.
Há também espaços com quiz, quebra-cabeça e jogo da memória para se divertir. Além disso, é possível fazer uma foto para incluir no mosaico da Seleção do Museu da CBF.
Por fim, há o espaço photo-corner, para que o visitante possa tirar uma foto como se fizesse parte da Seleção Brasileira e leve como lembrança. Mas, o serviço tem um valor adicional de R$ 25.
A Granja Comary fica na CBF Barra da Tijuca?
Uma dúvida que pode surgir nos visitantes é se a Granja Comary fica na CBF Barra da Tijuca. Porém, o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira está localizado em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
É a Casa da Seleção e muitos craques brasileiros já passaram pelos gramados do CT. Afinal, a estrutura possui 145 mil metros quadrados, cinco campos de futebol e toda uma estrutura para atender as necessidades dos jogadores durante os treinamentos.
Um passeio imperdível para os apaixonados por futebol
Se você é apaixonado por futebol e está pelo Rio de Janeiro, não pode perder a oportunidade de conhecer a CBF Barra da Tijuca. Então, anote em seu roteiro a atividade e mergulhe na história do país no esporte mais conhecido do mundo.