Inegavelmente, um refúgio natural do bairro, o Bosque da Barra é um dos parques mais procurados, por moradores e visitantes. Principalmente, por seu caráter centralizado e sua localização privilegiada, em relação aos outros parques da região, o local une praticidade, conveniência e, é claro, o tão necessário contato com a natureza.
Só que muito além disso, o Bosque da Barra também é um lugar que incentiva o cuidado com a natureza. Como área de preservação ambiental do município do estado do Rio de Janeiro, o espaço tem garantido a preservação de muitas espécies em perigo de extinção, pela expansão imobiliária já de quase 30 anos, em toda a região administrativa da Barra da Tijuca.
Igualmente, funciona como ambiente de recreação para crianças e adultos que usufruem das suas variadas áreas de lazer. Sem dúvida, um refúgio que agrega muito valor e que nós, do portal Na Barra da Tijuca, estamos sempre trazendo como referência em nossos conteúdos. Conheça todos os detalhes importantes do local, a seguir.
Por isso, confira: Os melhores passeios gratuitos na Barra da Tijuca.
O Bosque da Barra

Bosque da Barra, area de preservação ambiental e recreação! (Fonte: Instagram @pmnbosquedabarra)
Criado em 1983, com o intuito de preservar a vegetação de restinga, flora e fauna típica da região da Barra da Tijuca, o parque é mantido pela prefeitura. Por isso, no Bosque da Barra é possível avistar animais como esquilos, jacarés do papo amarelo, borboletas, saguis, preguiças, lontras. Além de 136 espécies de animais protegidos, o parque apresenta alamedas arborizadas, perfeitas para fotos e caminhadas, e palmeiras espalhadas por todo o espaço.
São 50 hectares de área de preservação ambiental, que conta com o chamado Núcleo de Educação Ambiental (NEA), uma organização que se dedica a difundir conhecimento sobre a fauna da restinga e manguezais da região. O NEA realiza visitas guiadas, palestras e cria eventos para atrair o público.
Uma curiosidade que nem todo mundo sabe, o local foi nomeado originalmente como Parque Arruda Câmara, em homenagem ao médico naturalista, fundador da maçonaria, no país. Contudo, devido as alamedas arborizadas, o lugar foi carinhosamente chamado de bosque, nome que se sustenta até hoje.
Atividades do Parque
Embora seja uma área de contato direto e espontâneo com a natureza, o Bosque da Barra também é repleto de atividades recreativas. Logo na entrada/saída, existe um posto de aluguel de bicicletas e quadriciclos que sempre fazem a alegria das famílias e casais.
Em seguida, o local tem um parquinho infantil, com balanços, escorregas, gangorras, etc, para diversão dos pequenos. No mesmo lugar, mesas com bancos servem como um ambiente adequado ao bate-papo dos adultos enquanto aguardam as crianças aproveitarem as brincadeiras.
Ainda mais, quadra poliesportiva e um campo de futebol também são liberados gratuitamente para o público. Os caminhos dentro do parque são ótimos para prática de exercícios físicos, como jogging, corrida e caminhada.
Além disso, a beleza natural, com lagos e todo o verde disponível, atrai muitas pessoas em busca de realizar sessões de fotografia, em momentos especiais da vida. Por exemplo, dezenas de sessões fotográficas privadas acontecem no bosque com grávidas, noivos, aniversários infantis e muito mais.

Paisagem vista da ponte do parque (Fonte: Luiz Henrique Tojeiro – Tripadvisor)
Como chegar ao Bosque da Barra
O endereço do bosque fica na Avenida das Américas, Nº 6.000, logo após o BarraShopping, depois do trevo da Cidade da Música. A maneira mais simples de chegar ao local é por Uber. Porque, embora tenha estacionamento próprio, muitos dias o lugar fica cheio, não sendo tão fácil encontrar vaga.
Para quem quiser acessar de ônibus, não se preocupe, é fácil. Existe uma linha expressa para o bosque, bem como ônibus direto desde o terminal Alvorada. Lembrando sempre que a Barra é conhecida por suas largas distâncias, já que o projeto do bairro é primordialmente para carros. Então, sempre é bom analisar a rota de ônibus, considerando o lugar do qual se vem para visitar o parque.
Seja como for, é um tipo de passeio que vale muito a pena conferir! A entrada é gratuita e o parque funciona de terça a domingo, das 7 às 17 horas. O bosque possui banheiros limpos e o ambiente é seguro, por ser mantido pela prefeitura. Aproveite o momento de folga e vá aproveitar toda a beleza que esse recanto natural tem a oferecer.

O parque tem diversas áreas para piqueniques! (Fonte: Tripadvisor)
Foto de Capa (Imagem): Facebook – Parque Natural Municipal Bosque da Barra)