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Autódromo de Jacarepaguá: um marco para o Automobilismo Nacional

Conheça a história por trás do Autódromo de Jacarepaguá, um dos mais importantes da história do automobilismo nacional

por Lucas Bagatini
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O Autódromo de Jacarepaguá, localizado na Barra da Tijuca, por muitos anos foi o principal autódromo do Brasil, recebendo provas da Fórmula 1 e da MotoGP. Assim, conheça conosco um pouco da história desse lugar que faz parte da história do automobilismo brasileiro.

História do Autódromo de Jacarepaguá

Primeiramente, o projeto do Autódromo de Jacarepaguá surgiu pela necessidade de atender uma demanda por segurança e estrutura. Sem um local apropriado, as ruas da cidade do Rio de Janeiro eram os palcos das corridas de automobilismo local. No entanto, por colocar em risco a integridade dos pilotos e de toda a população que se reunia nas calçadas para acompanhar o espetáculo, dirigentes do mundo automobilístico e pilotos que ocupavam papéis de destaque, decidiram pela construção de um novo espaço para essas competições, a fim de proporcionar a todos conforto e segurança.

Por uma ocasião do destino, envolvendo o antigo dono do terreno, surgiu a oportunidade de desenvolver esse grandioso projeto em uma área localizada às margens da Lagoa de Jacarepaguá. Situada na Zona Oeste do município carioca, a lagoa consagrou e batizou o nome da pista.

Autódromo de Jacarepaguá

Ayrton Senna, em 1988, correndo no Autódromo de Jacarepaguá

Assim, em 1965, as obras do autódromo foram concluídas, ainda que apenas em 1967 tenha ocorrido a sua inauguração oficial. Embora a pista estivesse pronta, o restante do complexo não foi finalizado, uma vez que o projeto inicial vislumbrava a construção de uma estrutura ainda mais completa.

O projeto elaborado inicialmente, contava não só com a pista, mas também com hotéis luxuosos, uma marina para iates e propunha a construção de uma série de praças esportivas, para a prática de, por exemplo, voleibol e modalidades aquáticas. Contudo, essas edificações ficaram somente no papel, visto que essas terras foram destinadas para a criação de um novo bairro, a nossa querida Barra da Tijuca.

O autódromo e o crescimento do automobilismo brasileiro

Todavia, isso não impediu que o autódromo fosse palco de vários espetáculos nacionais e internacionais. Novamente, visando sediar os maiores campeonatos, a pista passou por modificações, a fim de se enquadrar no regulamento do campeonato “grande prêmio Brasil”.

Desse modo, tanto os pilotos quanto os espectadores consideravam esse circuito um dos mais avançados da época. Isso porque o mesmo possuía uma topografia privilegiada, ao nível do mar, próximo às praias e ainda contava com uma pista plana. Facilitando assim acompanhar todos os pontos da corrida sem perder nenhum detalhe. Com isso, a primeira corrida foi simplesmente mágica para a história do automobilismo brasileiro, já que consagrou Emerson Fittipaldi com a segunda colocação, sendo ainda o primeiro pódio atingido por uma equipe brasileira na Fórmula 1. Incrível, não é mesmo?

Autódromo de Jacarepaguá

Autódromo de Jacarepaguá

Sem dúvidas, o circuito de Jacarepaguá ficou marcado nas memórias de todos os amantes e apaixonados pelo mundo do automobilismo. Foi nesse lugar que vários nomes conhecidos mundialmente, como Ayrton Senna e Nelson Piquet, por exemplo, surgiram para conquistar títulos e escrever a história do automobilismo brasileiro.

Dessa forma, por anos, o autódromo foi hegemônico e dominante no cenário nacional, sediando o grande prêmio de Fórmula 1 do Brasil. Com toda a certeza, o maior campeonato internacional de corridas automobilísticas. No entanto, após acidentes trágicos e problemas com a organização do evento, o autódromo de Jacarepaguá ficou marcado negativamente pelas instituições que organizavam a competição. E, com o passar do tempo, se viu trocado, novamente, pelo Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O abandono e o esquecimento do Autódromo de Jacarepaguá

Infelizmente, a Fórmula 1 retornou a São Paulo devido a alguns problemas encontrados pela organização do evento para a manutenção da corrida no Rio. O primeiro foi a cobrança de um alto valor para a realização da prova no Autódromo de Jacarepaguá – o custo encarecia muito a realização da etapa e fugia do valor considerado justo pela organização.

Além disso, em 1989, um acidente causou grande repercussão negativa a estrutura do autódromo do Rio. Onde o francês Philippe Streiff sofreu um grave acidente e criticou o atendimento realizado dentro e fora da pista. Assim, abalando ainda mais a relação entre a Fórmula 1 e os responsáveis pelo autódromo.

autódromo de jacarepaguá

Mapa da pista do Autódromo de Jacarepaguá, entre 1978 e 1995

Devido a isso, a Fórmula 1 foi transferida pra o circuito de Interlagos já na temporada de 1990. Dessa maneira, a pista que era amada por todos os brasileiros entrou em decadência. Mesmo sediando outras modalidades, o autódromo perdera o grande evento da temporada – causando grande impacto assim a sua visibilidade e, consequentemente, a sua manutenção.

Em 2004, a pista passou por um processo progressivo de desativação, uma vez que a cidade do Rio e os seus governantes já tinham novos planos para o local. O antigo autódromo então foi transformado, tendo como objetivo se tornar um grande complexo esportivo para os jogos Pan-Americanos de 2007. Desse modo, o que restava da antiga pista foi destruído em 2012, sendo usado então para a construção de mais espaços destinos as Olimpíadas que seriam realizadas na cidade em 2016. Com toda a certeza, um triste fim para um dos autódromos mais importantes da história do automobilismo nacional.

O Autódromo de Jacarepaguá deu lugar a um grande complexo esportivo que foi usado para os Jogos Pan-Americanos e para as Olimpíadas do Rio

Feitos importantes que aconteceram no Autódromo de Jacarepaguá

  • Vitória de Nelson Piquet em 1983;
  • Dobradinha brasileira de Ayrton Senna e Piquet em 1986;
  • Primeira corrida de Ayrton Senna no mundial em 1984;
  • Estreia de um avançado sistema de câmbio semi-automático através do controle pelo volante, em 1989.

Outras categorias de corridas realizadas nesse autódromo

  • Fórmula Indy, quando ainda era conhecida como CART;
  • Etapas do Moto GP, entre os anos de 1995 e 2004. Inclusive, um dos maiores expoentes dessa modalidade, Valentino Rossi, correu diversas vezes no autódromo;
  • O autódromo ainda recebeu corridas da Stock Car e da Fórmula Truck ;

Kart: onde tudo se inicia

Além de todas esses eventos, o Autódromo de Jacarepaguá tinha grande importância para o kart nacional. Com toda a certeza, a principal modalidade para a entrada de diversos pilotos no mundo automobilístico. O autódromo contava com o maior e mais complexo kartódromo do país.

Com isso, o Rio de Janeiro perdia um grande celeiro de talentos que poderiam ingressar no esporte e trazer alegrias para o país. Afinal, o kart é onde diversos pilotos iniciam suas carreiras até chegar as principais categorias. É através do kart que diversos jovens conseguem aprender o básico sobre como manusear um veículo, conhecer o seu comportamento e executar manobras e ultrapassagens.

Que tal ser piloto por um dia?

Infelizmente, o Autódromo de Jacarepaguá não existe mais, mas ainda é possível ter uma experiência cheia de adrenalina e diversão na Barra da Tijuca. O , localizado no Shopping Metropolitano, possui a pista mais moderna e desafiadora da cidade e, com toda a certeza, tem tudo para te fazer se sentir um piloto de Fórmula 1 por um dia.

kart na barra da tijuca

Adrenalina a flor da pele e diversão garantida, venha conhecer o Meta Kart

Com uma pista que foi inspirada no famoso traçado do Grand Pix de Mônaco, o Meta Kart conta com uma estrutura de primeira dentro e fora da pista. Então, não perca tempo e chame os amigos para conferir a melhor pista do Rio.

Se quiser mais informações, confira aqui a nossa matéria especial sobre o estabelecimento ou dê uma olhada no do Meta Kart.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

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