O Rio de Janeiro é chamado de “Cidade Maravilhosa” por um motivo. Privilegiado pela natureza, mar e montanha se encontram em um cenário de beleza incomparável. E, sem dúvida, não há maneira melhor de explorar as paisagens deslumbrantes da Guanabara do que vendo de perto, em tantas trilhas de tirar o fôlego que a cidade tem.
Nesse sentido, as trilhas da Barra da Tijuca entram no rol das mais bonitas de todo o estado. Porque a região faz parte da cadeia de morros de Mata Atlântica que compõe a região Sudeste do Brasil e que contam com vistas incríveis para o mar. Por exemplo, o morro da Joatinga, a Pedra da Gávea e a Pedra do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes.
Algumas muito difíceis e outra de esforço mediano e até leves, o término de todas as trilhas é como o pote de ouro no fim do arco-íris: uma vista capaz de fazer chorar! Além disso, é um exercício dinâmico, excelente não apenas para o corpo, mas também para a saúde mental.
Então, já pode calçar o tênis, preparar a garrafa d’água e pegar o protetor solar que, a seguir, listamos as melhores trilhas da Barra da Tijuca para fazer sem medo de se arrepender. De verdade, você não pode perder!
Trilhas da Barra da Tijuca: Pedra Bonita
Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita é leve e, por isso, muito procurada por cariocas e turistas. Com 1.257 m de altura, tem uma duração de 20 minutos a 40 minutos de caminhada, dependendo do ritmo.
A trilha fica entre as praias de São Conrado e da Barra da Tijuca. Contudo, por ser área de preservação ambiental, não é possível entrar com animais de estimação e nem fazer pernoite.
Além da visão estonteante no topo da pedra, a área tem outro atrativo: é coadministrada pela Associação Brasileira de Voo Livre. Isto é, lá em cima, há uma das pistas de voo de parapente e asa delta mais movimentadas e famosas de todo o mundo. Então, se você for amante de emoção e um aventureiro de carteirinha, ainda pode fazer aulas experimentais do esporte.
Trilhas da Barra da Tijuca: Pedra da Gávea
Sim, a Pedra da Gávea faz parte das trilhas da Barra da Tijuca. Embora possa ser confundida com o bairro de mesmo nome, a entrada da trilha fica na Estrada Sorimã, na Barra. Além disso, a própria localização da Pedra está entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, assim como do topo é possível ver ambas as regiões.
Com 842 m de altura e uma trilha de 1,6 km de extensão, a Pedra tem um formato típico que a distingue das demais. A distância, é o maior bloco plano de rocha do mundo. Contudo, mais perto, vista por dois ângulos diferentes – a partir da Pedra Bonita e a partir da Praia de São Conrado – parece que a pedra tem o formato de uma cabeça gigante.
Por conta disso, diversas lendas surgiram, de supostos inscritos fenícios na pedra e que teria sido esculpida como uma esfinge. Seja como for, fato é que, lá do topo, a vista é uma das mais espetaculares que você vai ver.
A trilha, mais comum, tem duração de, aproximadamente, 3 horas, é recomendada para adultos e considerada difícil, por ter trechos, como o da Carrasqueira, que requerem conhecimentos em escalada, inclusive.
Só que existe um pedaço ainda mais perigoso: o Pico dos 4, que corta uma caverna lindíssima, chamada de Garganta do Diabo. Ui… Então, se você não está acostumado, ideal contratar um guia para garantir a segurança.
Trilha da Pedra do Pontal
Em terceiro lugar, a Pedra do Pontal, marca o fim da praia do Recreio dos Bandeirantes e o começo da praia da Macumba. A trilha, de dificuldade intermediária, começa na estreita faixa de areia que divide as duas praias, mas tem trechos de alta dificuldade. E, além disso, requer noções de escalada para enfrentar o paredão rochoso e escorregadio do início.
A trilha desemboca em um mirante cuja vista é de cair o queixo. Principalmente, no pôr do sol. Muito bonito e vale a pena demais conferir!
Trilhas da Barra da Tijuca: Mirante do Caeté
Localizado dentro da área de preservação ambiental do Parque Natural Municipal da Prainha, o mirante fica ao final de uma trilha leve que parte da Prainha, em Grumari. A trilha é bem sinalizada e o parque possui banheiros e chuveiros, portanto, é um passeio bem tranquilo.
Em, no máximo, 40 minutos de caminhada, você chega ao mirante, assiste ao espetáculo da natureza, a orla do Recreio e, após, ainda pode se banhar no mar. Não tem erro e dá pra fazer com a criançada!
Parque Estadual da Pedra Branca: trilhas da Barra da Tijuca
Com as trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca, você tem os benefícios de várias trilhas em um único lugar. Criado em 1974, o parque tem mais de 12 mil hectares e abriga o ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, o Pico da Pedra Branca.
Por conseguinte, tem espaço para diversas trilhas, cada uma com níveis de dificuldade diferentes. Desde leves a bem pesadas, as cinco principais trilhas são: Santa Bárbara, Circuito das Águas, Açude Camorim, Caverna Bandeira e Rio Grande. Então, o parque acaba sendo 5 em 1, porque em um mesmo lugar, você pode fazer diversas trilhas. Basta ter pique para isso!
O parque tem 3 acessos, dentre os quais dois, são a partir da região administrativa da Barra da Tijuca, em Camorim e Jacarepaguá. Com toda a certeza do mundo, vale a pena visitar.
Parque Chico Mendes
Outro parque em que você pode fazer diversas trilhas em um único local é o Parque Chico Mendes. Bastante inclusivo, o parque conta com 10 trilhas de percurso bastante leve, mas que permitem o contato direto de qualquer pessoa com a natureza, inclusive crianças.
Uma das trilhas, por exemplo, foi totalmente adaptada para permitir o acesso de deficientes físicos e visuais. Ainda mais, o local oferece playground, parquinho infantil, área para piquenique e observação de espécies protegidas, como o jacaré do papo amarelo. A entrada é gratuita.
Ao todo, listamos 19 trilhas da Barra da Tijuca, distribuídas em 5 locais distintos da região, que valem muito a pena conferir. Diversos conteúdos online ainda mencionam a famosa Pedra do Telégrafo como uma das mais bonitas trilhas a fazer. E inegavelmente é.
Por isso, confira, também, nosso conteúdo exclusivo sobre a Pedra do Telégrafo. Assim, você não deixa de visitar esse cartão postal igualmente importante e incrivelmente belo da região. E, fique ligado Na Barra da Tijuca para mais dicas incríveis sobre o melhor que o bairro tem a oferecer.