Situada na zona oeste do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca é um dos principais destinos de turistas e visitantes da cidade. Mas será que com relação à violência urbana, a Barra da Tijuca é perigosa?
Considerado o centro hoteleiro, gastronômico e de entretenimento da cidade, a Barra da Tijuca é um dos bairros mais seguros da cidade do Rio de Janeiro e aqui, nesse post detalhado, você vai entender o porquê. Confira!
Respondendo a pergunta: A Barra da Tijuca é perigosa?
Embora a violência seja um dos principais problemas enfrentados pelo Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca conta com o amparo de um dos maiores programas de policiamento do estado. O programa Segurança Presente, do Governo do Estado.
Uma grande e efetiva operação que conta com o apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, promovendo ações de atendimento social, segurança pública, cidadania e proteção aos moradores e turistas.
A operação já alcançou resultados surpreendentes na redução da criminalidade, reordenamento urbano e garante o direito de ir e vir tanto dos moradores quanto dos turistas que aqui visitam. A eficiente operação é composta por agentes civis (egressos das Forças Armadas), muitos policiais militares e assistentes sociais.
Como é feito o patrulhamento na Barra da Tijuca?
Já o patrulhamento do bairro é feito por motocicletas, a pé, por diversas viaturas e por bicicletas. Isso aumenta a efetiva segurança, principalmente para os turistas. A polícia está sempre presente e isso, inegavelmente, é visível ao se andar pelas ruas da região.
Além disso, a Barra da Tijuca participa do programa Bairro Seguro, liderado pela Polícia Militar, complementar ao programa Segurança Presente. Que, de forma semelhante, colaborou, significamente, para a redução da criminalidade na região.
A Barra da Tijuca é considerada uma das regiões de maior policiamento da cidade
Desde a efetiva implementação desses programas, houve uma redução de 21% da criminalidade, segundo o ISPRJ.
Em fevereiro de 2022, houve uma ampliação na operação Segurança Presente. Até o momento a operação conta com 99 agentes. Decerto, uma importante adição a vigilância da região.
Como é de se esperar, as áreas mais movimentadas e agitadas são mais fiscalizadas e vigiadas pela polícia da região. Dessa maneira, um grande exemplo é a belíssima e tão famosa Praia da Barra, que tem policiamento 24h. Uma das mais visitadas do Rio de Janeiro, a praia é uma das principais atrações do bairro, merecendo assim, um tratamento e atenção especial.
Você também encontrará na Barra da Tijuca uma variedade extensa de shoppings, praias para relaxar, praias para surf, comércios, baladas, renomados restaurantes e uma grande variedade de locais espetaculares. E, tudo isso você pode fazer com muita segurança, uma vez que é distribuído um policiamento ostensivo pelo bairro, que conta com diversas viaturas e agentes.
Na badalada Olegário Maciel, à noite, é só escolher entre os variados bares com uma diversidade infinita. Como já mencionamos em nosso post, a região é uma excelente opção para curtir a noite ou o pós praia, com bons drinks e petiscos. Sabendo disso, a área também costuma ter vigilância reforçada para garantir que a diversão de todos não seja prejudicada ou afetada.
Outro exemplo interessante sobre a vigilância presente na Barra, é uma cabine da Polícia Militar que foi instalada esse ano, 2022, próximo ao Shopping Metropolitano. Mais precisamente, a unidade fica localizada na Avenida Embaixador Abelardo Bueno. E, a ideia da cabine da Policia Militar é proporcionar ainda mais segurança aos moradores, aos turistas e visitantes. Com toda a certeza, uma demonstração clara do compromisso com a manutenção da tranquilidade e paz na região.
Operações policiais na Barra
A Barra da Tijuca conta com policiamento constante, viaturas espalhadas pelo bairro, cabine da Policia Militar, 16ª Delegacia Policial e também com a 4ª Inspetoria da Guarda Municipal (Barra da Tijuca).
O bairro, como mencionamos acima, possui de forma cotidiana operações do programa Bairro Seguro e Segurança Presente. Além disso, é comum, principalmente nos finais de semana, a realização de operações Lei Seca em colaboração com os agentes do Detran.
Vale ressaltar que a Policia Militar também realiza patrulhamento com cães em ações na Barra da Tijuca. Policiais Militares do BAC (Batalhão de Ação com Cães) utilizam os animais frequentemente em investigações e checagens a suspeitos. Em operações, os farejadores abordam veículos em busca de armas e drogas. Sempre com o objetivo de manter a ordem e a segurança da região.
Por isso, se você pretende vir conhecer a Barra da Tijuca, pode vir despreocupado
Ter a possibilidade de se hospedar em um hotel a beira mar ou próximo a praia é incrível, mas não serviria de nada caso não houvesse segurança para aproveitar tanto a praia quanto a orla. E, nesse sentindo, a Barra transmite e fornece esse tipo de segurança e tranquilidade para seus visitantes e moradores.
Graças a reforçada vigilância e patrulhamento é possível desfrutar das inúmeras vistas maravilhosas que a Barra possui, caminhar livremente pelas orlas e aproveitar os serviços de aluguel de bicicletas com tranquilidade. No bairro existem estacionamentos seguros, supermercados, cafés, restaurantes e shoppings, tudo com muita segurança.
A mobilidade na Barra também é bem acessível tanto de carro, metro, ônibus, balsa e BRT. De metrô, você pode utilizar a estação de metrô Jardim Oceânico, linha quatro do metrô, que vai até a zona sul do Rio de Janeiro. O metrô ainda conta com a integração com o sistema BRT, o que permite uma maior conexão entre todas a regiões da Barra.
Além do metrô e do BRT, há as linhas de ônibus de corredores expressos, como, por exemplo, a Transcarioca, que te leva até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) em uma via de 39 km de extensão.
Assim, com mobilidade e segurança, a Barra permite que os visitantes tenham facilidade em se locomover a vários pontos da cidade, além de oferecer a possibilidade de curtir e aproveitar as atrações locais com tranquilidade.
Vale ressaltar algumas dicas pra você que quer vir pra Barra da Tijuca:
Claro, que apesar da segurança e vigilância que existe na Barra, algumas medidas ou dicas são interessantes de se seguir.
- Leve apenas o essencial para a praia;
- Prefira o cartão de crédito, que dinheiro;
- Saia o mais leve possível;
- Evite usar joias, ouros e acessórios caros em lugares de muito movimento;
- Se for usar o celular, procure um local seguro;
- Evite usar bolsas, mochilas com valores exorbitantes;
- Tente estudar o transporte público e o seu trajeto antes de usa-lo;
- Evite muita bebida alcoólica pra não correr riscos.
- Em caso de problemas, procure agentes em patrulha ou ligue para os telefones de socorro.
Conclusão
Assim, como as principais grandes cidades brasileiras, o Rio vem enfrentando problemas de violência. No entanto, é visível que ações estão sendo tomadas para tentar promover mais paz e proteção aos moradores e visitantes da cidade. E, a Barra é um do modelos de patrulhamento e vigilância. O bairro dispõe de uma infinidade de serviços que vão te amparar e vão estar preparados para lhe oferecer segurança.
Ou seja a Barra da Tijuca é perigosa? Não, é um bairro com ótimo sistema de segurança e patrulhamento constante. A atmosfera no bairro é ótima, com diversas atrações e eventos para te fazer curtir e aproveitar. Então, siga nossas dicas e aproveita a Barra com tranquilidade.
Agora conta pra gente, o que achou do que te contamos? Ficou alguma dúvida? Escreva aqui embaixo pra gente saber.
Imagem (Foto de Capa): Instagram @segurancapresente
2 comentários
Explicações Excelentes! Parabéns pelo trabalho de todos vocês, em busca da Paz e da tranquilidade aos Munícipes e Turistas que visitam esta Cidade Maravilhosa. E assim: O Rio de Janeiro, continua lindo… Obrigada.🙏
Perfeito!