Escolher bons passeios na Barra da Tijuca pode tornar a sua passagem pela região ainda mais legal. Afinal, no bairro há muitas opções de entretenimento que vão além de bares, restaurantes e praias.
Se quer conhecer alguns passeios diferentes para fazer, esse artigo foi feito para você. Assim, pode ver as principais opções e montar um roteiro completo para a sua estadia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Veja quais são esses passeios, a programação e como pode contratá-los. Dessa forma, basta criar seu roteiro de viagem e aproveitar ao máximo seus dias na região, de maneira mais divertida.
✔️ Leia também: Melhores passeios na Barra da Tijuca
Passeios na Barra da Tijuca: Bosque da Barra
Um dos passeios mais comuns para quem visita a região é conhecer o Parque Natural Municipal Bosque da Barra, o Bosque da Barra. Isso porque, além de ser um espaço ao ar livre, tem entrada gratuita.
É uma área de 50 hectares, repleta de trilhas, fauna e até playground infantil. Então, possui trilhas para quem quiser caminhar, correr, andar de bicicleta ou fazer exercícios físicos. Aliás, é possível encontrar diversos animais nesses locais.
Caso tenha crianças, pode levá-las para brincar nos playground, com diversos brinquedos, como balanço, escorrega e gangorra. Ou seja, é diversão garantida para toda a família.
Você ainda encontra no Bosque da Barra um lago imenso, com 1.200 m² e esse é um dos maiores atrativos do local. Assim, ao seu redor pode encontrar espaços de gramado, para descansar ou fazer piqueniques.
Esse é um dos passeios na Barra da Tijuca ideais para fazer em família. Bem como, garantir boas fotos ao ar livre. Ou ainda, pode alugar um triciclo no local e deixar sua experiência ainda mais completa.
Por fim, vale reforçar que o Bosque ainda possui bebedouros e banheiros para uso dos visitantes. Aliás, ainda tem estacionamento gratuito, para garantir a segurança dos veículos.
O Bosque da Barra fica na avenida das Américas, 600, na Barra da Tijuca. Seu funcionamento é de terça a domingo, das 7h às 17h.
Passeio de barco na lagoa de Marapendi
Quem gosta de praias deve considerar fazer o passeio de barco na lagoa de Marapendi. Isso porque, o trajeto inicia nas Lagoas da Barra da Tijuca e segue até um banho de mar na Praia da Reserva.
É ao menos quatro horas de passeio pelo canal que margeia as avenidas Prefeito Dulcídio Cardoso e Sobral Pinto. Então, cruza as pontes Lúcio Costa e a da avenida Ayrton Senna, chegando até a lagoa de Marapendi.
Durante um dos melhores passeios na Barra da Tijuca os visitantes fazem uma parada para desfrutar uma das mais belas paisagens. Em seguida, atraca-se na Praia da Reserva e ficam no local em média uma hora.
O retorno se dá pelo mesmo caminho e todo o trajeto é feito com guia. Aliás, para que o passeio seja realizado é necessário ao menos quatro reservas. Há várias empresas que oferecem a atividade entre seus serviços.
Por fim, os valores variam de acordo com a empresa escolhida. Portanto, defina qual oferece o melhor custo-benefício para aproveitar um passeio com belas paisagens.
✔️ Leia também: Principais praias da Barra da Tijuca: guia completo
Passeios na Barra da Tijuca: Sítio Roberto Burle Marx
Outro passeio imperdível na região é o Sítio Roberto Burle Marx (Estrada Roberto Burle Marx, 2019, Rio de Janeiro), que conta um pouco mais sobre a vida e obras de um dos paisagistas mais famosos do mundo.
No local, poderá conferir uma bela propriedade, com imensos jardins e mais de 3500 espécies cultivadas. Afinal, esse é um dos principais legados que o profissional deixou.
Cada visita ao Sítio Roberto Burle Marx tem duração de 1h30 e é feita a pé, por um trajeto de 1.800 metros, que se eleva a 45 metros desde o ponto de partida. Então, durante esse, que é um dos passeios na Barra da Tijuca, você pode contemplar jardins, casa e os espaços utilizados por Marx.
Um dos diferenciais desse passeio é que ele conta com recursos de acessibilidade, para auxiliar pessoas com deficiência, bem como, as idosas ou com mobilidade reduzida. Portanto, tem carrinhos elétricos e rampas.
Os guias que acompanham as visitas também falam inglês. Além disso, possuem tablets disponíveis ao público com audioguia em outros idiomas, como espanhol e tem audiodescrição.
Por fim, você ainda pode fazer a reserva de ensaios fotográficos no passeio no Sítio Roberto Burle Marx. Para isso, entre em contato pelo e-mail [email protected].
As visitas ao local devem ser agendadas e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Assim, funciona de terça a sábado (exceto aos feriados), das 9h30 às 13h30. Aliás, conta com mediação, para garantir a preservação do local.
O pagamento é feito apenas por dinheiro, no dia da visita. Inclusive, estudantes com carteirinha e pessoas acima dos 60 anos pagam meia entrada. Mas, professores, guias turísticos e crianças até 5 anos têm entrada isenta mediante comprovação.
Passeio de helicóptero na Barra da Tijuca
Para encerrar a lista com os passeios na Barra da Tijuca, um dos mais diferentes e inesquecíveis é o de helicóptero. Então, tem opções de visitas de 30, 45 e 60 minutos e os itinerários são escolhidos de acordo com os pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro.
As decolagens acontecem em algumas regiões da cidade maravilhosa, entre elas, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Portanto, basta escolher uma empresa de confiança que ofereça esse serviço.
No passeio de helicóptero você consegue desfrutar de uma paisagem incrível na Barra da Tijuca. Além disso, é uma experiência única e uma oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro por outra perspectiva.
✔️ Leia também: Passeio de helicóptero na Barra da Tijuca
Desfrute dos passeios na Barra da Tijuca
Como pode perceber, a Barra da Tijuca vai muito além de praias e neste artigo trouxemos opções de passeios diferentes e que vão permitir explorar ainda mais a região. Dessa forma, não deixe de colocá-los em sua programação de viagem.